Jornal Nacional é acusado de transfobia após atitude envolvendo Demi Lovato

Jornal Nacional
Jornal Nacional é acusado de transfobia após atitude envolvendo Demi Lovato (Imagem: Reprodução / Globo)

Na lista dos programas de maior audiência da televisão brasileira, o Jornal Nacional se tornou alvo de críticas na web por causa de uma matéria exibida nesta semana.

Acontece que fãs de Demi Lovato e alguns membros da comunidade LGBTQIA+ estão acusando o jornalístico da Globo de transfobia devido ao fato de não usarem pronomes neutros para se referir à artista.

A famosa, para quem não sabe, assumiu recentemente que se identifica como pessoa não-binária, ou seja, que não não se classifica exclusivamente em nenhum dos gêneros binários – masculino ou feminino.

Na reportagem responsável pela polêmica, Renata Vasconcelos surge anunciando – usando pronomes femininos – que Demi foi confirmada como uma das cantoras da próxima edição do festival Rock in Rio.

A atitude, inevitavelmente, reverberou nas redes.O Jornal Nacional ter usado pronome feminino pra se referir a Demi é transfobia, sim. Existem outras formas de neutralizar uma frase sem designar gênero, mas eles não se importaram o suficiente com a identidade delu pra tentar”, disparou um usuário da web.

“Demi não tem um dia de paz! Globo, por que vocês não usam o pronome certo?”, questionou outro. “O JN errando os pronomes de Demi Lovato em pleno 2021. Transfobia corre solta, senhor”, disse mais uma pessoa.

Confira a repercussão:

Álvaro Penerotti
Álvaro Penerotti sempre foi bastante engajado a tudo que envolve o mundo da TV e Famosos. Com intensa vivência na área de jornalismo e mídias sociais, já trabalhou em rádio e também em importantes veículos de comunicação na web. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @AlvaroPenerotti.
Veja mais ›