Nesta sexta-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello levantou o sigilo da gravação de uma reunião ministerial na qual o Presidente da República, Jair Bolsonaro, insinua uma suposta interferência política sua em investigações da Polícia Federal do Rio de Janeiro. Tal fala custou a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A repercussão do polêmico conteúdo ampliou a expectativa para o Jornal Nacional, da Globo, desta noite.
VEJA ESSA
O JN teve início com uma escalada de quase 4 minutos; mais de 2 deles dedicados às manchetes oriundas dos vídeos. William Bonner surpreendeu, porém, ao citar o caso e mudar de assunto ainda no primeiro logo: “O que aconteceu na reunião de abril, o que foi dito e por quem, você vai ver ainda nessa edição do ‘Jornal Nacional’ que começa com o noticiário sobre o que é mais importante: as vidas em risco na pandemia de coronavírus”.
Enquanto telespectadores acompanhavam o noticiário da Globo comendo pipoca e tomando vinho, a equipe capitaneada por Bonner e Renata Vasconcellos destrinchava o registro, salientando críticas de Bolsonaro aos sistemas de informações do governo federal, as diversas menções à “interferência” e ao destempero no momento em que afirmou que não esperaria “foder” com a família dele para promover trocas na “segurança”.
Ainda, críticas pesadas – usando termos como “bosta” e “estrume” – para governadores e prefeitos, além de posições polêmicas de ministros como Ricardo Salles (Meio Ambiente), Damares Alves (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e Abraham Weintraub (da Educação).
“O vídeo liberado pelo ministro Celso de Mello tem pouco menos de duas horas. Foi uma coleção de palavrões, vocabulários chulos e desrespeitos com outras autoridades. Pelo menos 37 palavrões foram ditos. Oito pelos ministros. 29 só pelo presidente Bolsonaro, sempre antes de fazer um ataque a governadores, prefeitos ou outros políticos que o presidente considera adversários ou para tentar desqualificar a imprensa”, destacou Renata.
Confira:
(2/2) ESCALADA HISTÓRICA
O Jornal Nacional começou com uma escalada histórica. #JornalNacional #JN pic.twitter.com/POpbqthU7T— Luiz Ricardo (@excentricko) May 22, 2020
só a escalada do jornal nacional hoje já servia pra 3 impeachment
— evso (@_evso) May 22, 2020
VOCÊ VAI VER AINDA NESSA EDIÇÃO DO JORNAL NACIONAL
QUE COMEÇA COM O NOTICIÁRIO SOBRE O QUE É MAIS IMPORTANTE
AS VIDAS EM RISCO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
BATE DEVAGAR WILLIAM BONNER #jN pic.twitter.com/1BsyAkyX8V
— nico (@niconatv_) May 22, 2020
Bonner agora no Jornal Nacional:
“Primeiro, vamos falar do que mais importa, as vidas”
Já começou a janta pessoal.
— Raife Sales (@Raife_Sales) May 22, 2020
“mas o Jornal Nacional começa com aquilo que é mais importante: as vidas”
O PISÃO NO PRESIDENTE pic.twitter.com/pjyNTYqOTl— chove em mim caralho ⛈⛈ (@alissonsdc) May 22, 2020
o bonner estava falando do Bolsonaro e logo em seguida ele disse “mas a edição do jornal nacional vai começar com algo mais importante, as vidas que estão morrendo com o coronavírus”
WILLIAM JÁ COMEÇOU JANTANDO #BolsonaroAcabou pic.twitter.com/yH6C0kfu60— marquesa (@ihmarquess) May 22, 2020
“O JORNAL NACIONAL COMEÇA COM O QUE MAIS IMPORTA: COM A VIDA DAS PESSOAS”
A JANTA COMEÇOU ÓTIMA#JornalNacional pic.twitter.com/uy6vJ5OtSM
— cadelinha da billie ? (@nielqew) May 22, 2020
Adorei a estatística de palavrões soltos na reunião… Kkkkkkk#JN
— EuTeDisseEuTeDisse (@LuizAugustuss) May 23, 2020
Gnt o Jornal Nacional faz tudo #VemImpeachment
— Peu Estevao (@Peuestevao) May 23, 2020
O Jornal Nacional de hj fez meu dia valer a pena
— Amanda (@Amanda47189594) May 23, 2020
Jornal Nacional tá parecendo uma série de suspense, em que eu nn tô pronta pro próximo episódio.
— Moana❤ (@Duda20401463) May 23, 2020
Oq bozo vai precisar depois do Jornal nacional #JN pic.twitter.com/WYw5fhzVIY
— Izzy (@izzy98) May 23, 2020
CHEGOU #JN pic.twitter.com/4WjfnrzLN4
— o que os caras querem é a nossa hemorroida (@epictimechat) May 22, 2020
Hoje é um dia excelente para assistir o jornal nacional pic.twitter.com/zIqR6VMh3Z
— Coelhinha da Playboy? (@AgathaCayres) May 23, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.