O Jornal Nacional celebrou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e fez silêncio em referência ao período sombrio vivido por jornalistas brasileiros por conta dos ataques de vários nomes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), contra a imprensa.
VEJA ESSA
Curiosamente, o protesto ocorreu horas depois de um novo ataque do “capitão” contra a Globo e o jornal Folha de S. Paulo. Após a escalada, Renata Vasconcellos chamou a vinheta de abertura e, antes do início do noticiário, tanto a âncora quanto Heraldo Pereira permaneceram em silêncio por alguns segundos.
Na tela, o principal telejornal do país afirmou que “o silêncio incomoda”, destacou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e salientou que “o caminho da Democracia é a informação”.
Na sequência, Heraldo Pereira iniciou oficialmente a edição: “Hoje é terça-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”. Renata seguiu: “Esse nosso gesto, nossa homenagem é para lembrar a importância desse direito fundamental para a Democracia”.
Antes de início especial do Jornal Nacional, Jair Bolsonaro detona a Globo
No dia importante para toda a imprensa, Bolsonaro disparou contra Globo e Folha em um evento no Palácio do Planalto, logo depois de ter visto o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovar por 3 a 2 a cassação de um aliado por fake news.
“Se for para punir por fake news a derrubada de páginas, fecha a imprensa brasileira, que é uma fábrica de fake news, em especial Globo e Folha”, atacou.
Confira a repercussão na web:
Em abertura antológica, #JN celebra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e faz SILÊNCIO em referência às mordaças q jornalistas brasileiros, e outros de todo o mundo, sofrem com ameaças e violências verbais e físicas, mas sem citar qualquer nome. Veja!
(? Globo) pic.twitter.com/F74M1n3IM0
— RD1 | Rede de Famosos e TV (@rd1oficial) June 7, 2022
Q foda https://t.co/AQuTcN6a0g
— Tati Macêdo (@TatiiM_) June 7, 2022
O Jornal Nacional. pic.twitter.com/4u7Yz5NB1Q
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) June 7, 2022
O SILÊNCIO INCOMODA
Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
O caminho da DEMOCRACIA é a informaçãoO dia que o Jornal Nacional começou em silêncio.#JornalNacional #JN pic.twitter.com/kfmeqbTsus
— Luiz Ricardo (@excentricko) June 7, 2022
Gente tô chocado com essa abertura do Jornal Nacional. Achei que era erro e é um protesto #JN
— Alvinho (@AlvaroPenerotti) June 7, 2022
Jornal Nacional começando assim #JornalNacional pic.twitter.com/Tp2dPw4EJG
— Gil Mendonça ? (@_gil_xx) June 7, 2022
Que silêncio perturbador essa entrada do Jornal Nacional pic.twitter.com/P6QBOyoygu
— ✩ɗɑɳii ✩ (@DaniiBlink24) June 7, 2022
Em tempos em que querem calar a verdade, onde o sigilo é palavra de ordem no governo, viver esse momento em pleno Jornal Nacional significa muito.#JornalNacional pic.twitter.com/BdSsqEF3HF
— Zé Henrique Leôncio ? (@JosHGuaxupe) June 7, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].