O Jornal Nacional vai começar uma série de 23 episódios sobre a Constituição de 1988 no dia a dia dos brasileiros. Chamada de Brasil em Constituição, a produção vai ao ar a partir do próximo dia 29 e contará com entrevistas com ministros do Supremo Tribunal Federal.
VEJA ESSA
As imagens recuperadas pela Globo sobre a atuação de Luiz Fux como juiz eleitoral, em 1994, emocionaram o presidente da Corte. Na época, ele era responsável pela 25ª Zona Eleitoral, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.
A emissora líder de audiência reservou as imagens para o episódio sobre o voto e a evolução do sistema eleitoral brasileiro. No pleito, eleitores usaram cédulas de papel para votação.
Presidente do STF, Luiz Fux defende a urna eletrônica em entrevista ao Jornal Nacional
Na entrevista ao Jornal Nacional, Fux defendeu a adoção da urna eletrônica, sistematicamente atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL):
“Ela representou exatamente aquilo que a Constituição de 1988 prega, que é a rigidez do processo eleitoral. Todos que foram eleitos pela urna eletrônica têm hoje a legitimidade democrática que representou a vontade do povo brasileiro”.
A vontade da Globo para a cobertura eleitoral deste ano é ir além das sabatinas e dos debates eleitorais. Com a democracia em risco por conta das declarações do presidente da República ao longo do seu mandato, o canal pensou na série como um trabalho mais amplo.
Depois das sabatinas, a Globo já manifestou a produção do último debate eleitoral da TV antes da realização do primeiro turno. O mesmo foi pensado para antes do segundo turno.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].