O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ignorado pelo Jornal Nacional em seu retorno ao país. Sem qualquer menção na escalada da edição da última quinta-feira (30), a volta do capitão depois de 90 dias nos EUA gerou uma nota de rodapé de 30 segundos.
VEJA ESSA
William Bonner e Renata Vasconcellos chamaram a atenção do público para o anúncio da nova regra fiscal do país, com destaque para os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Orçamento. Os 52 segundos da escalada frisou a subida da bolsa e a queda do dólar.
Ainda nos primeiros segundos do telejornal, o ex-presidente Donald Trump teve destaque, assim como a prisão de um jornalista americano pela Rússia sob acusação de espionagem e a melhora no estado de saúde do Papa Francisco.
O The Town, festival de música, também entrou na chamada. Muitos minutos depois das principais notícias do dia, Bolsonaro foi citado por Renata Vasconcellos. “Na véspera do fim do mandato, ele viajou para Orlando onde passou os 90 dias”, resumiu.
A âncora lembrou que alguns eleitores ficaram posicionados em uma das saídas do aeroporto, mas Bolsonaro usou outra porta. “Mais tarde, ele cumprimentou apoiadores diante da sede do partido”, informou.
Globo ignora falas de Bolsonaro
Em sua volta ao país depois de mais de cinco meses da derrota para Lula nas urnas, o ex-chefe do Executivo criticou a falta de carros blindados como parte da sua segurança.
Em crítica ao governo Lula, o político defendeu que nunca negou qualquer tópico para a proteção de ex-presidentes e lembrou de possíveis ataques de facções. A Globo não exibiu a fala.
Confira:
bolsonaro foi solenemente ignorado na escalada do JN
nova regra fiscal apresentada pelo governo lula foi o destaque pic.twitter.com/4E7CBRXitC
— joão abel ferreira (@joaoabel_) March 30, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].