O “Jornal Nacional”, da Globo, mudou o tom das discussões sobre as acusações de um suposto esquema patrocinado por empresários para disparar mensagens no WhatsApp difamando Fernando Haddad (PT), nestas eleições. Na sexta-feira (19), o telejornal divulgou uma matéria de mais de nove minutos sobre o escândalo envolvendo Jair Bolsonaro (PSL). Neste sábado (20), voltou a abordar o assunto.
A exibição da reportagem aconteceu um dia depois do principal jornal da emissora ser criticado nas redes sociais por “ignorar” o assunto. Na quinta-feira (18), o “JN” tratou o caso como uma ação de campanha de Haddad, sem se aprofundar na denúncia em si, e suas implicações nas Eleições 2018.
Já na sexta, o noticiário fez uma matéria para falar que o ministro Jorge Mussi, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, deu prosseguimento à ação apresentada pela campanha do candidato a presidente pelo PT contra o adversário, mas rejeitou todos os pedidos de investigação e quebra de sigilo feitos pelo partido.
O pedido, cabe lembrar, foi apresentado em razão da reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Nela, são relatados casos de empresas apoiadoras de Bolsonaro que supostamente compraram pacotes de disparo de mensagens contra o PT por meio do aplicativo WhatsApp.
Confira a repercussão da matéria do “Jornal Nacional”:
o @jornalnacional deu destaque à notícia da fraude das fake news de bolsonaro no whatsapp com 24 horas de delay. william bonner falava: “ONTEM a folha de são paulo. ONTEM o TSE. ONTEM não sei o quê”. e isso que as redes não param de falar do assunto… jornalismo vexame
— cynara menezes (@cynaramenezes) 20 de outubro de 2018
Minhas tias devem estar chocadas no grupo da família depois de saber no Jornal Nacional que Bolsonaro é um santo do pau oco. Imagino a cara de choque… hahahahahahah e pior, ter que encarar os sobrinhos que sempre disseram que era tudo fake news…
— Chris Moraes 13 (@christianamrs) 20 de outubro de 2018
O Jornal Nacional parece que “virou a casaca”. Deixou subentendido que a denuncia do PT baseada na reportagem da Folha de SP são vazias. Colocou em horário nobre Bolsonaro desmentindo todas as Fake News de Haddad. Sinal dos Tempos.
— Ricardo J Rego (@ricardorego65) 20 de outubro de 2018
Jornal Nacional agora: 75% do tempo para Haddad e 25% para Bolsonaro. Eles conseguiram causar com esse negócio de fake News e, se não tomarmos cuidado, esse movimento de calúnias contra Bolsonaro pode fazer o Mito perder eleitores.
— Brasil em Gifs (@acordabrasell) 20 de outubro de 2018
Patético como cada vez mais o que era antes o maior telejornal do país se degradando com noticias fake news, estão desesperados mas não adianta Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil!
— Mel Junqueira (@MelMelsombria) 20 de outubro de 2018
Um dia depois do MUNDO todo noticiar que Bolsonaro é acusado de ter recebido recursos de caixa 2 e contratado empresas para disparar fake news contra Haddad e o PT, o Jornal Nacional resolver noticiar o caso. Diga-se que foi apenas após o Whatsapp bloquear 100 mil contas.
— William De Lucca (@delucca) 20 de outubro de 2018
Toma vergonha cristã fake. Jair comprou a eleição?#Caixa2doBolsanaro https://t.co/mhsHyIws3x
— Gamora (@Gamora44444077) 20 de outubro de 2018
Depois dessa covarde fake News da Folha e do PT contra Bolsonaro melhor ele ficar em casa até a posse, pois a esquerda vai dar continuidade ao plano de matar Bolsonaro. Não se deve menosprezar bandidos. #oVotonarecord2018 @TSEjusbr
Haddad jornal nacional— Gi Veiga ??1⃣7⃣?? (@giveyga) 20 de outubro de 2018
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]