Jornalista da ESPN expõe abordagem racista da polícia e desabafa

Luiz Fábio Almeida

20/09/2022

ESPN

Renato Rodrigues falou na ESPN sobre racismo sofrido (Imagem: Reprodução / ESPN)

Renato Rodrigues aproveitou um momento do seu comentário na ESPN para desabafar contra um novo episódio de racismo no futebol internacional. O jornalista falou sobre o caso envolvendo Vinícius Jr e revelou uma situação que já enfrentou.

Neste domingo (19), o atacante do Real Madrid foi novamente chamado de “macaco” por torcedores, desta vez, do Atlético de Madrid. O novo ato de racismo ocorreu após Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis, ter xingado o jogador brasileiro ao criticar as suas danças.

Na ESPN, o comentarista declarou: “O preto, quando começa a expressar o que é dele, na hora que expressar uma religião, e se for de matriz africana, vai vir de novo”.

“Na hora em que politicamente se expressar, vai vir de novo. O que está acontecendo é errado, mas é normal. Obviamente a gente fica triste, até me emociono por ver a gente pensar que ia discutir o que aconteceu na quinta, mas estamos discutindo o que acontece hoje”, falou.

Revoltado, o jornalista ainda disparou que é preciso de mais atitudes antirracistas além das danças e que não dá para ensinar às pessoas que não dá para ser racista.

Jornalista da ESPN lembra episódio de racismo

Renato, então, lembrou de um episódio de racismo cometido pela Polícia Militar de São Paulo contra ele. Segundo o famoso, tudo aconteceu na frente do canal esportivo.

“Eu nem sou retinto, estou no meio do caminho, mas o preto na periferia, quanto mais retinto ele for, é pior. Vocês sabem. Eu tomei um enquadro da polícia na frente da televisão, uns dois, três anos atrás”, lembrou.

Ele disse que tudo ocorreu por causa do seu corte de cabelo e também porque, provavelmente, estava escutando um rap. “Os caras colocaram um fuzil na minha cara. A TV inteira viu. Isso é algo recorrente no dia a dia“, desabafou.

O profissional completou deixando claro que o assunto está novamente sendo discutido porque Vinicius é um jogador admirado por muita gente, mas que o racismo está presente todo dia na sociedade.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]