Jovem Pan tem atitude impactante descoberta após ser alvo do MPF

Jovem Pan

Jovem Pan toma decisão favorável a extremistas bolsonaristas em dia de tentativa de golpe (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

Alvo do MPF (Ministério Público Federal), a Jovem Pan promoveu uma proibição para favorecer os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os mesmos que tentaram um golpe de Estado no país no último domingo (8), em Brasília.

O canal de notícias iniciou uma proibição de termos como “golpistas”, “bolsonaristas” e “antidemocráticos” para se referir aos extremistas e defensores de uma “intervenção com Bolsonaro no poder”. A direção exigiu o uso de “manifestantes”, segundo o Notícias da TV.

A flexibilização ocorreu na última segunda-feira (9), mas com alguns pontos. Os ataques contra Brasília foram apontados pelos âncoras e comentaristas como “atos de vandalismo” nos textos publicados pelo canal entre domingo e segunda.

No mesmo período, a maioria dos canais, especialmente Globo e Band. Na JP, os termos mais comuns usados foram “patriotas”, “vândalos”, “radicais” ou “manifestantes contrários ao resultado das eleições”, em referência ao retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jovem Pan passa a ser investigada pelo MPF

O MPF instaurou inquérito para apurar a veracidade das notícias veiculadas pelo canal de notícias na TV por assinatura durante os atos antidemocráticos na capital federal.

Em levantamento feito pela instituição, o canal apostou em fake news e discursos contra a ordem institucional, em um período de escalada de movimentos golpistas. Em relação aos comentaristas, os contratados teriam minimizado o teor da ruptura institucional.

A Jovem Pan não se manifestou sobre as acusações. Ao mesmo tempo, o empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, deixou o comando da empresa de comunicação.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].