Justiça abre novo capítulo na guerra entre Mauro Cézar e repórter da Band

Mauro Cezar
Mauro Cezar enfrenta repórter do Grupo Bandeirantes na Justiça (Imagem: Reprodução / Band)

O Jornalista Mauro Cézar está com um processo em aberto contra Sandro Barboza, repórter da Band, desde junho de 2020. A ação, por danos morais, está próxima de abrir um novo capítulo na Justiça. No dia 8 de março, a 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vai reunir os dois para uma audiência conciliatória virtual.

O ex-ESPN pede na Justiça R$ 25 mil de indenização a Barboza, que ainda arcaria com as custas processuais e honorários dos advogados do autor. Em anexo no processo estão vários tuítes de Sandro dando a Cézar um apelido maldoso. As informações são da jornalista Cristina Padiglione, da Folha de São Paulo.

“Salienta-se que tanto o autor como o réu são jornalistas e, portanto, estão sujeitos às críticas e opiniões diversas de outras pessoas, em razão do direito da liberdade de expressão e de pensamento”, disse Mauro Cézar na ação, que continuou:

“No entanto, não seria tolerável extrapolar tal direito de crítica por meio de ofensa grave e gratuita, de baixo calão, o que, inclusive, acabaria por colidir com a garantia constitucional da proteção à honra, à imagem, como expressão da dignidade da pessoa humana. Ressalta-se, também, que os demandantes sequer se conhecem pessoalmente e nem mesmo possuem qualquer tipo de contato ou relacionamento”.

Tudo começou quando o repórter da Band incentivou os usuários do Twitter a segui-lo para que revelasse o apelido. “Só faltam 940 seguidores para que o apelido do Mauro Cezar entre jornalistas palmeirenses e conselheiros do Verdão seja revelado”, avisou.

Assim que chegou ao número esperado, o contratado da Band revelou: “Manja rola”. O termo pejorativo logo chamou a atenção do público até que chegou aos ouvidos de Mauro. A defesa do jornalista entendeu que “possivelmente ser advertido pelo grupo Bandeirantes”, Sandro voltou ao Twitter “admitindo que escrevera aquilo para o autor”.

No tuíte, Sandro escreveu o seguinte: “Quero deixar claro que não tenha nada contra o Mauro Cezar. Sei que ele não gostou de uma brincadeira. Se ele se sentiu ofendido, peço desculpas”. Os advogados informaram que Mauro recebeu mensagens maldosas em seu WhatsApp.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›