Justiça cobra indenização da Unilever por causa do Plantão da Globo; entenda

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Plantão da Globo virou caso na Justiça (Imagem: Reprodução / Globo)

A Justiça de São Paulo bateu o martelo e condenou a Unilever a pagar uma indenização por danos morais de R$ 40 mil ao músico João Nabuco. O compositor é o responsável pela vinheta Plantão da Globo.

Segundo informações do colunista Rogerio Gentile, do UOL, o processo veio depois que, em setembro de 2015, a empresa veiculou uma ação de marketing da maionese Hellmann´s durante o festival Rock in Rio e se utilizou de um trecho da música.

A composição, cabe lembrar, é utilizada quando a Globo divulga quando precisa interromper a programação para destacar notícias urgentes.

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A ação de marketing para a marca Unilever foi idealizada pela agência CuboCC, que também foi condenada pela Justiça a pagar a indenização.

A Justiça considerou que a propagada deveria ter dado o devido crédito ao autor da canção, no caso João Nabuco. De acordo com a sentença, a música apresentada na peça publicitária era semelhante à composta pelo autor do processo, mas não era idêntica. Sendo uma paródia, pela lei dos direitos autorais, não existe a necessidade de autorização prévia.

O colunista também declarou que o compositor, que cobrava uma indenização de R$ 240 mil por danos morais e patrimoniais, não aceitou a decisão de primeira instância e recorreu.

“A vinheta ‘Plantão da Globo’, utilizada na propaganda, é de conhecimento geral do povo, virou referência para veiculação das mais importantes notícias“, afirmou a defesa do músico. “As empresas utilizaram-se dessa notoriedade para difundir a sua marca e angariar as vendas dos seus produtos, em detrimento dos direitos autorais do compositor. Sem a vinheta, a propaganda comercial fica completamente descaracterizada”, diz a decisão.

A agência de publicidade também recorreu da decisão, mas argumentando que o valor de R$ 40 mil foi “elevado e desproporcional”. “Quando uma música é utilizada em uma publicidade, não se vê na tela da TV legenda a identificar o compositor. A natureza da utilização impõe que o nome do autor não apareça.” As partes ainda podem recorrer.

Globo quebra o silêncio após prejuízo milionário em 2021

A Globo se manifestou sobre o prejuízo milionário que sofreu em 2021. Ao longo do último ano, a principal emissora do país sofreu um recuo de 174 milhões de lucro líquido. Em 2010, o canal mais visto conquistou nada mais que R$ 2,7 bilhões.

Em nota ao jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, o grupo defendeu a sua reestruturação e o seu momento de transformação, se referindo ao serviço de streaming da empresa, o Globoplay.

“Os resultados estão compatíveis com os desafios da economia, particularmente a partir de 2016, com a evolução e disrupção do mercado de publicidade e com a transformação do modelo de negócios que estamos implementando nos últimos anos”, iniciou.

“Isso inclui não apenas a mudança dos hábitos do consumo digital, mas suas consequências nos fluxos de receitas da publicidade e da TV paga tradicional”, ressaltou a Globo, que acrescentou:

“Vivemos um cenário de mudanças significativas no consumo de conteúdo. O mercado ficou mais competitivo com a presença de novos players, o que levou a uma migração de investimentos para o ambiente digital”.

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