A justiça de São Paulo, através da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, condenou o senador e jornalista Jorge Kajuru (PSB/GO) no processo que responde por ter feito uma publicação ofensiva a Boris Casoy, em 2014.
Por unanimidade, o júri decidiu que o parlamentar pague a indenização no valor de R$ 50 mil ao âncora do “RedeTV News”. Na sentença, ficou entendido como o famoso comunicador esportivo agiu por dano moral.
Na mensagem compartilhada nas redes sociais, Kajuru fez acusações ao colega de profissão insinuando que ele teria recebido dinheiro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para atacar o presidente Lula. “E o sr Boris poderia responder quanto faturou de FHC e sua tropa para fazer ataques pessoais ao Lula”, escreveu ele na ocasião.
Em seu voto, o relator Salles Rossi justificou a condenação: “Dano moral caracterizado – Notória repercussão do comentário (até mesmo porque feito pelo réu, na época também apresentador televisivo e que certamente gerou grande repercussão) – Publicação em perfil aberto e, portanto, acessível a indeterminado número de pessoas (réu que possui milhares de seguidores em sua conta de rede social)”.
“Com relação aos alegados danos morais, conclui-se pela sua ocorrência, porquanto restou nítida intenção de macular a honra do autor, bem como a publicidade e repercussão dessas ofensas mediante a utilização das frases ora transcritas em rede social que pode ser livremente acessada. Evidenciada, assim, a ocorrência de dano moral passível de indenização”, completou o relator, derrubando uma possível improcedência, como aconteceu em primeiro grau.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.