Justiça obriga o MBL a pagar R$ 50 mil a Gregório Duvivier por postagem; entenda a treta

Gregório Duvivier

Gregório Duvivier venceu o MBL em processo (Imagem: Divulgação)

Gregório Duvivier saiu vitorioso e receberá uma indenização do Movimento Brasil Livre (MBL). O MBL foi condenado a pagar R$ 50 mil ao humorista, que entrou com um processo judicial por danos morais devido a publicação de uma montagem sobre a lei Rouanet.

A sentença foi publicada na quarta-feira (29), segundo informações da Folha de S. Paulo. A postagem do MBL havia sido feita em 28 de junho de 2016, quando uma operação para investigar irregularidades na aplicação da Lei Rouanet foi realizada.

Na postagem, a imagem mostrava Gregório Duvivier com Wagner Moura e Tico Santa Cruz acompanhados da frase: “Chega de Lei Rouanet. Acabou a mamata”. A legenda também tinha críticas à legislação: “Os acontecimentos de hoje só provam mais uma vez que a Lei Rouanet precisa acabar!”.

Em outra postagem, na mesma data, o Movimento Brasil Livre afirmou que “já é hora de acabar com a lei que só beneficia pelegos do PT! E os acontecimentos de hoje só provam mais uma vez que a Lei Rouanet precisa acabar”.

O relator do caso, o desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, argumentou que a associação da imagem do humorista aos fatos investigados causaram danos ao famoso.

“A construção de uma narrativa em torno da imagem do autor descontextualizada da veracidade dos fatos e envolvendo a apuração de eventuais ilícitos com a utilização de verba pública nos quais ele não participou e não era investigado é capaz de causar danos à sua imagem e honra, por se tratar de pessoa conhecida publicamente”, escreveu o magistrado.

Na ação, o MBL afirmou que a Lei Rouanet é objeto de críticas por parte da população em razão do repasse de recursos públicos para artistas. O grupo ainda acrescentou que “se houve qualquer crítica da população ao autor teria sido pela impopularidade da pauta por ele protagonizada, ou seja, a utilização de recursos públicos para obras artísticas e que como agente político e artístico, o autor estaria necessariamente sujeito a críticas e ao humor”.

Ciro Gomes e Gregório Duvivier protagonizam quebra-pau em live

Recentemente, Ciro Gomes (PDT) protagonizou momentos inesperados com Gregório Duvivier durante uma live intitulada ‘Ciro Games’. O encontro contou com troca de farpas, vozes alteradas e palavrões.

No início, o pré-candidato à presidência contextualizou o início do debate: “Ele fez uma análise dupla, crítica, bem-humorada [no GregNews], que a gente só tem que aplaudir. Ele também atravessou uma linha política perigosa em tempos de Bolsonaro. Aparentemente ele aceitou o que o PT pede, que todo mundo deve colocar a mão no nariz e esquecer tudo que já foi feito”.

Gregório rebateu o político e apontou um erro factual. “Eu nunca disse que você deve abandonar a candidatura. E eu nunca disse que tem que votar no Lula, segundo erro”, disse.

“Você disse que eu cometi fake news, mas isso é muito perigoso, Ciro. Chamar aquilo de mentiras é muito ruim. Porque essa palavra é um conceito político que você sabe bem”, atacou.

Por que minha candidatura é um erro à democracia?”, indagou Ciro. “Eu só pedi que você retirasse sua candidatura. Uma coisa não tem nada a ver com outra”, respondeu Duvivier.

“Você fez acusações muito levianas sobre o programa. Acusou a gente de mentiras. E tá tudo com fonte, checado, com fontes fidedignas”, detonou o humorista. “Você me acusa de racista, me chama de baixinho e maconheiro”, acusou.

Ciro perdeu a paciência e revidou: “Isso não aconteceu, Gregório. Isso é mentira! Não coloque a palavra na minha boca. Vai ficar feio para você”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.