O caso envolvendo Klara Castanho ganhou um novo capítulo. Isso porque a Justiça negou a liminar a favor da atriz contra Antonia Fontenelle. A jovem estrela, cabe lembrar, pedia a retirada das declarações feitas pela apresentadora sobre ela, no último dia 24 de junho, do YouTube.
VEJA ESSA
A informação foi confirmada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, que declarou que a decisão a favor de Fontenelle foi da juíza Flávia Viveiro de Castro, da 2ª Vara Cível da Barra.
A Justiça, então, retirou o segredo de Justiça do processo e entendeu que a determinação para retirar as declarações de Antonia Fontenelle seria “uma espécie de censura”. A apresentadora, cabe lembrar, expôs a entrega para adoção de um bebê fruto de estupro sofrido pela atriz, mas não citou nomes.
O texto da juíza salienta: “Os fatos relatados neste processo são de conhecimento público. Inclusive no que diz respeito às declarações publicadas pela ré, que, pelo que se viu no YouTube para poder decidir a tutela antecipada, no primeiro momento não revelou o nome da autora em suas críticas”.
“Desta forma, não se justifica o segredo de justiça. Trata-se de pretensão que objetiva responsabilizar a ré por suas declarações e postagens. Os fatos, os comentários sobre os fatos, as postagens estão todas na rede social. Não se pode censurar um discurso, por mais que com ele não concordemos. Isso, entretanto, não livra aquele que publica e emite opinião ofensiva, ou que espalha um discurso de ódio, produzida a prova”, garante ainda.
A polêmica envolvendo Klara Castanho
No mês passado, a artista fez uma carta aberta nas redes sociais em que relatou que gestou e colocou para adoção um bebê fruto de estupro. O assunto íntimo foi tocado pela atriz depois que o caso foi abordado por Fontenelle em uma live.
Na ocasião, mesmo sem citar o nome da atriz, a famosa deu dicas de que se tratava de Klara. A atriz da Netflix, então, explicou que foi violentada sexualmente, engravidou e optou pela doação, conforme prevê a legislação brasileira.
No YouTube, Antonia, porém, havia acusado a jovem artista de “abandono de incapaz”. Em seguida, em entrevista ao Diário de S.Paulo, a apresentadora voltou a dizer que “nunca” vai “compreender uma mãe que gera um filho em seu ventre e não consegue ter amor por ele”.
Defesa de Antonia Fontenelle
Cabe lembrar que, no dia 27 de junho, Antonia usou o Instagram para reclamar após ter sido apontada pela reportagem do Fantástico como uma das pessoas que colaboraram para exposição do estupro sofrido por Klara Castanho.
“Como um país que tem o jornalismo da TV Globo como referência vai dar certo?”, alfinetou ela em seus Stories do Instagram. “Eu acabei de ver uma matéria, que eu diria covarde, no Fantástico, me atacando, citando meu nome como a vilã de uma história macabra”, completou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.