Leda Nagle se desculpa por compartilhar fake news envolvendo Lula e Bolsonaro

Leda Nagle
Leda Nagle foi criticada nos comentários da publicação (Imagem: Reprodução / Instagram)

Após compartilhar uma fake news em uma live realizada no seu perfil do Instagram, Leda Nagle se pronunciou na rede social na noite desta segunda-feira (19). A postagem comentada pela jornalista foi realizada por uma conta falsa, que “revelou” supostos planos de Lula para matar o presidente Jair Bolsonaro.

No texto publicado por Leda, ela explicou que repassou a “notícia” em uma live de um grupo fechado em que ela comenta os acontecimentos do dia. Na ocasião, ela não teve tempo de checar se a informação era verdadeira ou não.

“O Clube da Notícia é um grupo de conteúdo fechado onde toda noite eu comento as principais notícias do dia. Os membros do Clube têm vez e têm voz e trocamos informações checando coletivamente as notícias das mídias tradicionais e da internet”, iniciou a famosa.

No sábado, entre outras notícias, eu li um tweet viralizado, na live fechada para o grupo do Clube da Notícia. Algum membro do grupo, por má fé ou porque ficou impactado pela notícia, pinçou um trecho de 2 minutos de uma live de 47 minutos e viralizou antes mesmo que eu tivesse voltado com a checagem completa da informação, até porque não tem live no domingo e isto só aconteceria às 20 horas de hoje na live aberta de toda segunda-feira, Lamento o ocorrido. Agora que vocês já conhecem o que aconteceu, peço desculpas. Leda Nagle“, completou.

Nos comentários, os internautas detonaram a atitude da jornalista. “Lamentável um comunicado servir como justificativa da disseminação de informações falsas, tão grotescas. Que seja punido, este tipo de posicionamento, desejo melhores informações e aprendizado a você, já que é privilegiada a tanto acesso, estude Leda!”, disparou uma seguidora.

“Que desserviço à sociedade. Você devia pagar por esse crime. Deixe sua ideologia guardada antes de espalhar fake news”, aconselhou outra. “Jornalismo pressupõe apuração antes da divulgação“, ressaltou uma terceira.

Apesar das críticas, houve quem defendesse Leda. “Estamos contigo querida, conhecemos você, não é de hoje, excelente jornalista, te amamos”, disse um fã.

Imaginei que fosse isso que tivesse acontecido. Percebo que nas lives você comenta uma notícia, um post, que alguns participantes te enviam. Normal, é um bate papo. Quem acompanha o trabalho sabe perfeitamente como ocorreu. Sabemos que você iria verificar. Você é uma das melhores jornalistas! Acompanho faz muitos anos”, afirmou uma admiradora.

Carol BittencourtCarol Bittencourt
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para redes sociais. Apaixonada por séries e filmes, adora passar o tempo na Netflix. Está nas redes sociais no @bittencourt.caroline.
Veja mais ›