Léo Áquilla fala sobre dificuldades enfrentadas por travestis e transexuais

Léo Áquilla falou sobre preconceito
Léo Áquilla falou sobre preconceito (Imagem: Reprodução / Instagram)

Léo Áquilla esteve no “Superpop” desta segunda-feira (22) e falou sobre as dificuldades enfrentadas por travestis e transexuais e como o preconceito que passam pode atrapalhar na inserção no mercado de trabalho e levar à prostituição.

Conheço muitas trans que saem pra procurar emprego, mas na primeira semana desistem, não aguentam a pressão. Tem o estranhamento, quando ela entra no estabelecimento comercial, todo mundo olha como se fosse um bicho, um ser de outro planeta. As empresas ‘gay friendly’ abrem algumas vagas, mas precisamos mudar a palavra ‘inclusão’ para ‘acolhimento’, se não os empresários acham que já fizeram sua parte”, opinou.

Léo ainda explicou que ser formado em uma faculdade não garante nada. “Quando sai da faculdade como se insere no mercado de trabalho se tem uma barreira grande que não deixa você avançar? Faz o que com esse diploma? Tem um discurso permeado de muita hipocrisia na sociedade. Tem muita associação de bairro que se mostra contra prostituição de travesti na rua, mas não quer dar emprego. O que ela faz? Sou uma exceção porque sou conhecida, fiquei famosa”, contou.

Apesar de estar na casa e trabalhando na TV, Áquilla revelou que muita gente a vê como prostituta. “Uma das perguntas que eu mais respondo, por incrível que pareça, é se eu sou prostituta. Todo dia alguém pergunta se eu faço programa. Nunca precisei. Não sou hipócrita de dizer, se a fome batesse na porta, talvez eu fizesse”, confessou.

A jornalista, porém, explicou que acha necessário saber se portar quando disputa por uma vaga. “A conscientização tem que vir dos próprios trans. Põe uma roupa e uma maquiagem adequada, se capacita. Às vezes a pessoa tem até boa vontade de dar o emprego, mas aí a trans chega lá um pouco ‘baphônica’. Tem que se achar profissionalmente para não virar prostituta”, afirmou.

MAIS LIDAS

Carol Bittencourt
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para redes sociais.
Veja mais ›