Léo Lins está no centro de uma grande polêmica novamente. Desta vez, o Ministério Público do Estado de Alagoas revelou que apurar a denúncia formalizada pela Associação dos Surdos de Alagoas contra o humorista.
VEJA ESSA
Em vídeos divulgados anunciando um dos seus shows em Maceió e, ainda durante a apresentação, o famoso teria feito gestos e dito palavras preconceituosas contra as pessoas surdas. O órgão ressaltou que o comediante ainda fez “piadas” contra aquele tipo de deficiência.
A chefia da instituição declarou, em nota, que Léo Lins agiu de forma desrespeitosa e o seu comportamento vai ser apurado com a urgência que o caso requer.
“Vamos apurar nas esferas cível e penal para saber se está configurada a violação a algum direito dos surdos e se houve mesmo o cometimento de crime de preconceito. Pelo que nos foi explicado, o humorista agiu de maneira intolerante, com posturas irônicas reprováveis ao zombar de uma deficiência que exige respeito por parte da sociedade”, declarou o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly.
O comentário dele ocorreu depois que recebeu dois representantes da comunidade surda, Adeilson Alves e Isabel Alvim, que protocolaram um pedido de providências contra o contratado do SBT.
Léo Lins faz comentário polêmico na web
Nas últimas semanas, o famoso causou em trecho de um dos seus shows de stand-up em que falou sobre pessoas com deficiências auditivas. Em vídeo que está circulando nas redes sociais, ele tira sarro de como uma pessoa surda falaria se também tivesse mal de parkinson.
“Por exemplo, um ‘surdo mudo’ com mal de parkinson, é considerado gago? Imagine ele falando…”, ironiza o contratado do SBT. O trecho do momento está viralizando nas redes sociais e o comentário de um influenciador digital da inclusão, o Ivan Baron, irritou Leo.
Em postagem, Ivan disparou: “Quando assisti esse vídeo pela primeira vez me perguntei até que ponto as pessoas vão para ganhar dinheiro, e aqui na internet ENGAJAMENTO. O que leva zombar das Pessoas com Deficiência, quando quem faz isso será verdadeiramente punido?”.
“Pedir para que o humorista Léo Lins aprenda a mensagem é pedir muito, já que o mesmo em outro episódio já ofendeu a comunidade Autista e tão pouco sem importou, mas o meu pedido mesmo é para você que está assistindo, parar de compartilhar humor com CAPACITISMO RECREATIVO, chega!”, desabafou ele.
Leo Lins, então, compartilhou o vídeo nos stories do seu Instagram e seguiu zombando da comunidade: “Eu sei que o certo é ‘surdo’ e não ‘surdo-mudo’. Mas se minha voz fosse desse jeito ai, acho que também preferia ser mudo”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]