Lima Duarte diz que recusou papel em O Clone por medo de atentado

Lima Duarte
Lima Duarte recorda O Clone e não para a Globo para personagem por causa de atentado nos Estados Unidos (Imagem: Reprodução / Globo)

O Clone, uma das novelas mais marcantes da história da teledramaturgia não contou com a presença de Lima Duarte, 91 anos, por causa do atentado do 11 de setembro, nos Estados Unidos, em 2001.

Pouco menos de um mês da estreia da novela escrita por Gloria Perez, as Torres Gêmeas, em Nova York, foram atacadas por dois aviões. Naquele momento, Lima Duarte estava no Rio de Janeiro participando de uma reunião sobre a novela.

Em entrevista ao jornal Extra, o veterano relembrou a história. “Onde você estava quando o mundo acabou de novo? Eu estava no Rio, em um hotel, porque tinha uma reunião para fazer a novela O Clone. Quando vi a cena do atentado, as Torres Gêmeas caindo, fumaça por todos os lados, fiquei espantado”, disse.

Com a visão aterrorizante, Lima tomou uma decisão: “Decidi que não faria a novela”. Os diretores ficaram assustados com a decisão do ator, na época com 71 anos. “Tive medo de os terroristas me pegarem. Os diretores tentaram me tranquilizar, porque era uma novela romântica. Foi bobagem minha, a novela foi um sucesso. Mas não fiz”, lembrou.

Os responsáveis pelo atentado foi a organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, fundada por Osama Bin Laden, que seria capturada anos depois pelo governo do presidente Barack Obama. Na época dos ataques, o país norte-americano era governado por George W. Bush.

Em comemoração aos seus 91 anos, Lima Duarte comentou sobre o mundo em meio à pandemia da Covid-19. “Penso nos netos, nos filhos, o que tem acontecido conosco? Pragas, tragédias, vírus, a presidência… Nossa Senhora, quantas bobagens e mentiras temos visto. É de uma grosseria brutal”, lamentou.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo do seu desabafo. “O homem [Jair Bolsonaro] falou que a vacina da China não presta. Mas eu estou me sentindo muito bem vacinado. A China é a China, eu conheço e amo a sabedoria oriental. Mas também não posso reclamar de nada”, ponderou.

“Ouço música e leio o dia inteiro. Também vejo novelas antigas. Porque me lembro o que aconteceu além das cenas”, afirmou. “Você não queira saber o que é, ou melhor, o que eram os Estúdios Globo. Orgulhos, egos, ódios, amores, tudo no mesmo lugar”, declarou aos risos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.