Isolado em seu sítio no interior de São Paulo, Lima Duarte deu entrevista ao Conversa com Bial, na Globo, nesta quinta-feira (21). No papo, o ator de 90 anos relembrou quando foi convidado para ser vice-presidente de Mário Covas e concorrer à Presidência da República em 1989.
VEJA ESSA
“Após concluir a gravação do último capítulo da novela ‘O Salvador da Pátria’, me levaram para São Paulo, para me encontrar com o Mário Covas na casa dele”, confessou o famoso, que teve um chofer ilustre até o destino.
“Quem dirigiu o carro, um Chevrolet Opala, do aeroporto até a casa do Covas foi o [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso”, destacou Lima Duarte.
O artista acrescentou: “Chegando lá, veio a surpresa: me disseram que o candidato perfeito para ser vice do Mário Covas e concorrer à Presidência era eu, ou melhor, o Sassá Mutema, o meu personagem na novela. Eles já tinham articulado tudo”.
Em seguida, ele imitou o slogan da campanha da época: “Era assim: ‘O sonho não acabou. O sonho tenta o poder. Sassá Mutema é o nosso candidato a vice-presidente'”.
“Na época, a Maitê [Proênça] brincou comigo: ‘Vai lá. De repente, o homem morre do coração e você vira presidente”, lembrou Duarte, que não aceitou o convite.
Para Pedro Bial, o convidado falou ainda sobre sua quarentena e sobre o dia em que foi levado para depor num órgão de repressão da ditadura nos anos 1960. Ele emocionou o apresentador ao dividir com ele uma citação de Guimarães Rosa, autor preferido de ambos.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.