Luan Santana é indicado ao Prêmio Multishow, toma atitude inesperada e critica formato

Luan Santana critica Prêmio Multishow (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Após Ludmilla detonar o Prêmio Multishow, que anunciou os indicados da edição de 2021 sem a sua indicação ao prêmio de Melhor Cantora, Luan Santana também fez um desabafo sobre o assunto.

Diferente de Lud, ele está entre os indicados ao prêmio de Melhor Cantor, porém, destacou que essa é a primeira vez que isso acontece desde que o programa mudou a maneira de como eles são indicados.

Luan destacou que, antigamente, os artistas eram escolhidos através do voto popular, mas desde 2019,

Luan Santana (30) está concorrendo em três categorias do Prêmio Multishow 2021, são jornalistas, músicos e profissionais da área que fazem parte do júri e escolhe os indicados ao prêmio. Segundo a Caras, o sertanejo disparou:

“Desde que o Multishow mudou o formato de votação aos indicados, tirando do voto popular, na primeira fase, e passando para uma academia formada por 500 integrantes do mercado fonográfico, formadores de opinião e de entretenimento, que eu só concorri a melhor clipe TVZ (2019 com ‘Vingança’ e, 2020, ‘Asas’. E, pela primeira vez, não ganhei”.

“Agradeço os profissionais envolvidos pela indicação e, agora, conto com o meu público na votação dos finalistas”, agradeceu Luan Santana, que não deixou de criticar a mudança do formato:

“Creio que, quando a votação é popular, em todas as fases, o prêmio é mais genuíno. Respeito que eles mudaram o modelo de escolha dos indicados, mas isso não muda em nada a forma como sempre vou conduzir a minha carreira: investindo e produzindo muito, pensando sempre no melhor a oferecer aos meus fãs”.

“Certa vez, um crítico me chamou de ‘hors-concours’, justamente no ano em que me tiraram do Prêmio, por conta do tal critério ter mudado. Essa crítica foi um dos maiores prêmios que recebi na vida, ler um especialista analisando você desta forma, dizendo que eu ‘gravito’ e não dependo de prêmios mais”, explicou.

“Quero sempre escrever minha história com os meus fãs e conquistar o mundo que, junto com a minha nova gravadora, a Sony, e a minha equipe, vão me ajudar a mostrar a música e o romantismo do Brasil pro resto do mundo. Gosto de ser indicado, ainda mais “O Cantor Mais Indicado”, mas o meu público já é o meu maior troféu”, disse ainda.

“A gente faz parte de um país continental, em que a diversidade cultural é imensa, com uma democracia musical que não existe em nenhum lugar do mundo. Somos em muitos artistas e de muitos ritmos musicais, natural que, entre cinco indicados para cada categoria, faltem – na lista- tantos bons e grandes talentos. O importante é a iniciativa de premiar e movimentar um mercado da arte e da música brasileira, que é popular e fascinante em todos os gêneros”, completou.

Ludmilla, porém, não teve a mesma paciência que ele e se recusou a se apresentar no evento:

“Só esse ano lancei o numanice ao vivo, projeto que impactou a cultura brasileira e revolucionou o mercado do pagode de um jeito jamais visto, por ser uma mulher a frente do projeto, projeto que garantiu o vídeo musical solo mais visto de 2021 por uma cantora pop brasileira…”.

“Desde quando ganhei a primeira vez e impactei todo o sistema por ser a primeira cantora negra a ser indicada e a vencer essa categoria em 26 anos de prêmio uma representante das minorias, uma cantora negra, bissexual, funkeira, periférica, nunca mais fui indicada na categoria Cantora do Ano“, desabafou.

Revoltada com a situação, ela disse ser vítima de boicote do sistema, mesmo que apareça em outras categorias da premiação do Multishow.

“É nítida a falta de reconhecimento e entendimento das (poucas) premiações que temos aqui no Brasil. Assim como eu, vários artistas de vários segmentos e bandeiras que mereciam ser indicados ou serem reconhecidos da mesma forma que entregam conteúdos para seus públicos e estão na mesma situação”, acrescentou ela.

Por fim, Ludmilla destacou que não irá se apresentar no evento deste ano. “Obrigada pelo convite, mas onde não sou bem vinda prefiro não estar só por educação. Boa festa a todos”, completou.

O RD1 procurou a assessoria do canal do Grupo Globo, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Confira:

Lucas Medeiros
Escrito por

Lucas Medeiros

Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.