Luccas Neto ensina o português do Brasil às crianças de Portugal e revolta os pais

Luccas Neto
Luccas Neto faz sucesso em Portugal (Imagem: Reprodução / Instagram)

Sucesso entre as crianças brasileiras, Luccas Neto agora também está fazendo a cabeça dos pequenos de Portugal. Prova disso é que o youtuber está influenciando até o jeito delas falarem.

De acordo com o site lusitano Diário de Notícias, os pais estão em estado de alerta por conta disso. Eles estão preocupados pelo fato dos filhos estarem trocando o português de Portugal pelo do Brasil.

Luccas tem feito tanto sucesso por lá que fez uma apresentação no país há alguns dias e lotou o pavilhão Altice Arena. A imagem foi mostrada em uma publicação recente em seu perfil.

De acordo com uma das mães, a filha não vê “um polícia” na rua, sim “um policial”, conforme a gramática brasileira. Outra criança pediu “uma bala” no supermercado, que significa o projétil de munição de armas de fogo.

Inicialmente, esses pais pensavam que tratava-se de uma brincadeira. No entanto, depois, perceberam que as crianças não conseguiam mais usar o “r” e o “i” de Portugal. Uma das mães relatou:

Todo o discurso dele é como se fosse brasileiro. Chegámos ao ponto de nos perguntarem se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai. Neste momento estamos num processo de tratamento como se fosse um vício. Explicamos tudo, que ele não podia ver porque isto só o prejudica. E já notamos que está muito melhor. O que tentamos fazer agora é brincar mais com ele, bloqueamos alguns conteúdos. Deixamos apenas a Netflix e tudo o que é em português de Portugal“.

Nos comentários da publicação, muitos brasileiros acusaram esses pais de agirem com xenofobia. A atitude foi vista como preconceituosa, como se eles fossem superiores. Em resposta, uma mulher portuguesa disparou:

As crianças portuguesas têm a língua materna delas: a riquíssima Língua Portuguesa. Quando as crianças portuguesas ouvem ou aprendem essa língua estão a aprender uma nova língua. E aqui não se trata de superioridades. Trata-se de aprender a Língua Portuguesa em primeiro lugar. Depois as outras, incluindo a brasileira. Não há mal nenhum nisto, desde que saibam escrever e falar corretamente a própria língua“.

Mas uma internauta retrucou, alegando: “Não existe língua brasileira. Ambos os países usam a Língua Portuguesa, apenas com dialetos e sotaques diferentes, como há em outros tantos países que também falam português“.

Luccas Neto fala sobre trabalhar com crianças

Em conversa com a revista Quem, o irmão de Felipe Neto contou como surgiu a ideia de trabalhar com esse público:

“Sempre gostei desse universo, cresci acompanhando desenhos animados e sei a importância da literatura infantil para o desenvolvimento. Ainda sou um grande fã de Walt Disney. Quando percebi que meu público era formado por uma maioria de crianças e adolescentes, passei a estudar maneiras de levar algo legal para eles e que fosse aprovado pelos pais e responsáveis também“.

Sei o quanto a influência, sobretudo dos conteúdos da internet, tem, principalmente para esse público, que ainda está desenvolvendo suas opiniões. Uni essa minha paixão por esse universo à outra coisa de que gosto muito, que é produzir conteúdo“, completou Luccas. Ele também afirmou saber a responsabilidade que possui:

A partir do momento em que nos tornamos pessoas públicas, nossas atitudes e conteúdos influenciam milhares de pessoas. Então temos que pensar muito bem no que estamos compartilhando. Claro, é difícil agradar a todos e estamos suscetíveis ao erro. Mas é justamente por essa vontade de acertar e promover uma ferramenta de entretenimento que contribua para a educação de uma forma divertida que conto com essa equipe multidisciplinar, que me ajuda na curadoria dos conteúdos, combinada com a minha essência. É uma alegria ter conquistado tanto as crianças quanto a confiança de seus pais e mães“.

Apaixonado pelo que faz, Luccas Neto reforçou:

Sempre tive vontade de trabalhar com esse público, mas a oportunidade foi sendo construída ao longo de anos de trabalho mesmo. Foi uma questão de percepção, adaptação e testes para acertar no que eu estava produzindo e na recepção do público. Uma das maiores inspirações para mim nesse cenário de entretenimento infantil com responsabilidade é o Walt Disney“.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›