Gilberto Gil conversa com Luciano Huck sob o olhar de Flora Gil, esposa do cantor (Imagem: Cadu Pilotto / Globo)
Luciano Huck preparou uma grande homenagem para Gilberto Gil no Domingão do próximo domingo (26). A equipe do dominical da Globo pensou em um especial do Viajando ao Passado em comemoração aos 80 anos do cantor.
VEJA ESSA
O programa foi gravado há alguns dias e contou com muita emoção por parte de Gilberto Gil, que reviveu a casa da sua tia Margaria no quadro do Domingão, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
O cantor esteve no local dos 9 aos 20 anos e foi o espaço onde compôs suas primeiras canções. No mesmo programa, Gil se apresentou no palco, ao lado da família e na frente da plateia comandada por Luciano Huck.
Fora da TV, também para comemorar a data, a maior plataforma de arte digital do mundo inaugurou um museu virtual sobre a vida e a obra de Gil. Uma matéria foi preparada pela GloboNews, que expôs detalhes do trabalho.
Confira:
O imortal Gilberto Gil completa 80 anos neste mês. E para comemorar a data, a maior plataforma de arte digital do mundo inaugurou um museu virtual sobre a vida e a obra de Gil – o primeiro de um artista brasileiro: https://t.co/5Kpt4kUX3e #GloboNews
— GloboNews (@GloboNews) June 19, 2022
Gilberto Gil detona Bolsonaro na França
No ano passado, em entrevista à imprensa francesa, Gil disse que o atual Governo Federal, comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), “ignora as necessidades culturais”.
Na conversa, o artista brasileiro relembrou o início de sua carreira, em Salvador, o encontro com Caetano Veloso na universidade, a luta contra a ditadura militar, os anos de exílio e a carreira política.
“Durante meu mandato [como ministro da Cultura de Lula], mais de 3.000 locais de cultura, com material multimídia e acesso à internet, foram inaugurados, especialmente nas favelas e nas comunidades indígenas da Amazônia: apenas por esse projeto, meus cinco anos no ministério valeram a pena”, recordou.
O artista, então, falou dos cortes drásticos do atual governo na área da cultura, reduzindo o ministério a uma subsecretaria, que por quase o mandato inteiro foi comandada pelo ex-Malhação Mario Frias:
“Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros. Ele também não entendeu a necessidade para a nossa sociedade de se abrir ao mundo”.
“Nossa diplomacia tem que ser completamente repensada, nossos representantes precisam ser substituídos”, afirmou a estrela da música.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.