Ludmilla abre o coração e reflete sobre feminismo negro

Ludmilla
Ludmilla falou sobre a importância de lutar contra o racismo (Imagem: Reprodução / Instagram)

A escolha para Ludmilla ser a apresentadora do prêmio Sim à Igualdade Racial, realizado pelo Instituto Identidades do Brasil, não poderia estar mais certa. Mulher negra, a cantora já viveu muitas coisas das quais o evento luta contra.

Em conversa com a revista Glamour, a funkeira falou sobre a importância de debater o racismo: “Ao meu ver esse debate tem uma importância primordial, há tempos esse movimento começou, mas só agora ele tomou mais corpo, né? Conseguimos avançar em muitos aspectos, não podemos e não vamos recuar, porque apesar de termos avançado em muitos âmbitos, ainda é pouco, temos mais a conquistar”.

“Espero sinceramente que esse debate traga mudanças significativas. Precisamos eliminar o racismo do mundo, não pode haver diferença, o preto tem que ter as mesmas oportunidades, porque ele também tem capacidade de ocupar os mesmos lugares que os brancos. Enquanto houver desigualdade racial, nosso lugar será de subordinação e seremos invisíveis. Vamos repetir esse discurso como mantra até entrar na cabeça das pessoas. Mesmo!”, completou.

Quando questionada se ainda é vítima do preconceito, Lud explicou: “Claro que ainda sofro, é verdade que, talvez, se não fosse famosa, as formas fossem mais grosseiras, mas o racismo é uma coisa que está tão incrustada em nossa estrutura, que todos nós precisamos prestar bastante atenção. Nós, pretos, não podemos mais deixar passar”.

Sobre o feminismo, a cantora ainda salientou as diferenças das discussões do feminismo branco x feminismo negro: “A mulher preta além de defender o feminismo, tem que se preocupar com a luta contra o racismo. Tudo para a mulher preta dá mais trabalho, tem que ser provado mais vezes”.

“A mulher a preta, por muitas vezes, começa a trabalhar muito cedo e em funções bem inferiores. A mulher preta tem as lutas do feminismo mais a do racismo“, refletiu.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.