Luiz Bacci usou o seu perfil do Instagram para se colocar como o responsável pela baixa audiência de Elas por Elas, da Globo.
VEJA ESSA
O apresentador afirmou que o Cidade Alerta fez, por exemplo, a trama das 18h “marcar um dos piores índices de audiência dos últimos anos em São Paulo” nesta quinta-feira (26).
Isso porque, conforme informou o RD1, a adaptação de Elas por Elas anotou uma média de 16,0 pontos e pico de 17,4.
No texto publicado em seu perfil, Luiz Bacci escreveu que o seu programa “atrapalha aposta milionária da Globo” e “atribui os bons índices ao nível de confiança do telespectador ao jornalismo da Record e ao trabalho do programa em ajudar solucionar crimes misteriosos”.
Ele ainda afirmou que foi surpreendido com “um sonoro elogio e agradecimento da Diretora do Departamento de Homicídios de SP”.
Luiz Bacci promove fake news envolvendo audiência
O jornalista, porém, acabou soltando uma informação falsa a respeito do tema. De fato, como o contratado da Record apontou, Elas por Elas tem provocado uma crise dentro da Globo por causa da baixa audiência, mas isso não tem relação alguma com o Cidade Alerta.
Se com Amor Perfeito as médias chegavam a ficar entre 21 e 22 pontos, com Elas por Elas o canal tem registrado índices entre 16 e 17 pontos.
Ou seja, o horário das seis da Globo perdeu algo em torno de 5 pontos de audiência na média. Esse público, porém, não migrou para Record ou qualquer outra concorrente. Pelo menos 80% dessa fatia simplesmente desligou a TV nesta faixa horária.
O Cidade Alerta SP, exibido entre 18h e 19h55, segue oscilando entre 9 e 10 pontos. Em alguns dias, a depender das notícias, o programa alcança índices melhores.
Vale lembrar que o Kantar Ibope, responsável pela aferição de audiência no Brasil, proíbe propagandas do tipo.
Confira o post:
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]