Lula assiste o “JN”, discorda de matéria e Bonner rebate

Bonner, Lula no "JN"

William Bonner rebateu pedido de direito de resposta feito por Lula (Imagem: Reprodução/ TV Globo)

O “Jornal Nacional”, da Globo, voltou a citar o ex-presidente Lula (PT) ao comentar as políticas ambientais do Brasil. Nesta sexta-feira (23), William Bonner afirmou que o petista, que está preso em Curitiba, pediu direito de resposta a uma reportagem exibida no começo da semana.

“Na última segunda-feira, o ‘Jornal Nacional’ exibiu uma reportagem para mostrar que o presidente Jair Bolsonaro [PSL] repudiou críticas aos europeus às políticas ambientais do Brasil de uma forma muito parecida com a que o ex-presidente Lula costumava fazer. Nós mostramos uma declaração de Lula como exemplo“, iniciou o apresentador.

O telejornal, então, lembrou o vídeo do petista criticando os líderes europeus. Em seguida, o “JN” mostrou uma outra fala de Lula, que declarou: “[…] Este país ainda tem 69% da sua mata original preservada, enquanto países ricos que tentam nos dar lição só têm 0,3% das suas florestas preservadas”.

Após a exibição do discurso do político, Bonner acrescentou: “A reportagem mostrava que não. Que graças a uma política intensa de reflorestamento, a Europa tem hoje uma cobertura florestal de 42% do território”.

O âncora lembrou ao público que o petista está preso e que assistiu ao “Jornal Nacional”. “O ex-presidente Lula, preso em Curitiba, assistiu a reportagem e disse que ela comparava a política de desmatamento do governo dele com a de Jair Bolsonaro. Não foi isso o que a reportagem fez. Mesmo assim, advogados pleitearam direitos de resposta”, disparou.

O telejornal ainda mostrou um gráfico em que mostra que “desde o ano 2000 houve picos de desmatamentos na Amazônia nos dois primeiros anos do presidente Lula”.

“Depois disso, políticas adotadas pelo governo do PT foram derrubando o desmatamento até 2012”, afirmou Bonner, que completou: “Não há informações fechadas sobre o ano de 2019 pelo sistema Prodis. Mas, informações preliminares do INPI, indicam que o desmatamento tem sido maior do que no ano passado”.

Bonner comparou Bolsonaro a Lula

Na edição do “JN” da última segunda-feira (19), o âncora surgiu em um tom diferente do tradicional e afirmou que os dois presidentes adotam posturas semelhantes sobre a reação de países da Europa sobre os problemas ambientais no Brasil.

“Quando a Alemanha e a Noruega anunciaram a suspensão do envio de recursos para proteção da floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro repetiu uma postura que o então presidente Lula adotava quando estrangeiros criticavam a política ambiental do Brasil”, afirmou Bonner.

“Os dois presidentes afirmaram a Europa destruiu todas as suas florestas e que por isso não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia“, acrescentou o jornalista, que completou lembrando das mudanças que a Europa passou no último século.

“Mas nos últimos cem anos a Europa enfrentou duas guerras mundiais, o fim do Comunismo e viu o surgimento da União Europeia. E apesar de todas essas transformações política-econômicas, cientistas afirmam que o continente se tornou mais verde. Hoje depois de uma política de intenso reflorestamento quase metade do continente europeu é coberto por florestas”, encerrou o apresentador.

O principal telejornal da Globo ainda exibiu uma reportagem que lembrou da conferência Rio 92, que estabeleceu obrigações para os países cuidarem do meio ambiente, e ainda resgatou uma fala de Lula (de anos seguintes). Ele também mostrou as declarações mais recentes de Bolsonaro.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]