Com menos de um mês do seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já garantiu uma espécie de briga entre os principais canais de TV do país e, segundo os bastidores movimentados das redações, a Globo foi a grande responsável pela rixa.
VEJA ESSA
Ao menos três jornalistas, dois do Grupo Bandeirantes (Band e BandNews) e outro da CNN Brasil, entenderam que o atual mandatário do país escolheu a Globo como sua porta-voz, segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL.
Globo e Lula mudam a relação e surpreendem a imprensa
Por muitos anos, especialmente na Operação Lava Jato, a Globo colocou Lula como o grande protagonista dos seus jornais.
Os ataques do canal contra o petista provocaram uma situação inédita entre a emissora mais assistida e o maior representante da esquerda no país.
Com a eleição presidencial definida no dia 30 de outubro, a relação mudou e a Globo ganhou uma abertura raramente vista com o PT.
Futuros ministros, articuladores e o próprio Lula abriram vários espaços na agenda para entrevistas com os jornalistas da emissora.
A gota d’água para os adversários da Globo foi a exclusiva de Natuza Nery com o presidente Lula há alguns dias. O bate-papo durou pouco mais de 50 minutos e aconteceu no Palácio do Planalto, alguns dias depois da tentativa de golpe dos bolsonaristas em Brasília, no dia 8.
Além de Lula, Janja da Silva, a primeira-dama, abriu o Palácio da Alvorada para a equipe da GloboNews, que flagrou detalhes da deterioração do local após 4 anos do Governo Bolsonaro.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].