O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de um sermão ao vivo de Aline Midlej, âncora da GloboNews, depois de uma fala polêmica num evento na última sexta-feira (2). O político falou que “afrodescendente gosta do batuque de um tambor” para uma jovem negra.
O Chefe do Executivo passou do ponto em uma reunião no ABC Paulista. Na hora da declaração, ele pensou que a mulher era uma cantora ou percussionista. Ao vivo no Jornal das 10, Aline avaliou que a fala “reforça estereótipo, associações negativas que tendem a inferiorizar a figura de uma pessoa negra”.
Aline Midlej dá puxão de orelha em Lula ao vivo na GloboNews
A contratada da GloboNews pontuou que o país entrou em conexão com a cultura e a música no Brasil, “ao batuque, há muito tempo, e hoje estamos fazendo outras coisas muito importantes, também”.
Aline Midlej expôs que “quando o presidente tem a oportunidade de frear esse tipo de associação, ele faz o contrário”. Para a jornalista, o presidente reforçou estigmas em torno da população negra.
Em recado claro a Lula, que recentemente contratou um nome forte da GloboNews, a global pediu para o representante do país se preparar melhor para ser exemplo de fala e de vocalizar novos tempos. “É fundamental e, também, a sua missão como brasileiro governante desse país”, expressou.
Confira:
“É uma fala que reforça estereótipo, reforça associações negativas que tendem a inferiorizar a figura de uma pessoa negra quando não se consegue entender que hoje estamos ocupando espaços importantes, e não que o de um percussionista não seja, porque também é, mas isso já é… pic.twitter.com/ABdsQfqZFQ
— GloboNews (@GloboNews) February 3, 2024
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].