O debate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rendeu uma série de frases marcantes. O encontro exibido pela Globo na última sexta-feira (28) ainda chamou atenção por William Bonner, que também provocou reações por suas falas.
VEJA ESSA
O ex-presidente Lula lembrou o fato de Bolsonaro ter enviado o ministro da Justiça até a casa de Roberto Jefferson, depois que o ex-deputado se recusou a ser preso e atirou em agentes da Polícia Federal. “Se fosse um negro da favela você mandava matar!”, cravou.
Ainda sobre o tema, o líder do PT provocou o candidato do PL sobre o chamado cidadão de bem. “Seu exemplo é Roberto Jefferson, armado até os dentes atirando na Polícia Federal”, atacou.
Em um trecho do debate, Bolsonaro pediu que Lula ficasse ao seu lado. “Fica aqui, rapaz!”, convocou. “Eu não quero ficar perto de você”, respondeu Lula, que virou de costas e voltou para o seu púlpito.
Bolsonaro, por sua vez, disse que se Lula tomou a vacina contra a Covid-19 foi graças a ele. “Se você tomou vacina, Lula, agradeça a mim”, debochou. O mesmo cutucou Lula e Bonner sobre a inocência do rival. “Você quer dizer que foi absolvido… Só se foi pelo Bonner”, surpreendeu.
Dentro da discussão, William Bonner tomou a palavra, confirmou que disse que “Lula não deve nada à Justiça”, mas alertou que sua fala veio baseada em decisões do Supremo Tribunal Federal e não surgiu da sua cabeça do dia para a noite.
Bolsonaro, Lula e Bonner movimentam debate
Mediador do debate, Bonner foi alvo de pedidos de direito de resposta inúmeras vezes, mas ao contrário do 1º turno, apenas uma foi dada.
Em certo momento, o âncora do JN questionou o motivo de Bolsonaro ter feito o pedido se não havia sido citado pelo concorrente.
O debate na Globo movimentou as redes sociais mais pelo ataque entre os candidatos do que por propostas apresentadas ao eleitor, especialmente aos indecisos.
Para analistas, inclusive comentaristas da GloboNews, o confronto direto entre Lula e Bolsonaro foi uma decepção. A web, no entanto, apostou em memes e comentários com doses de humor sobre o encontro mais aguardado do ano.
Confira a repercussão na web:
Bonner: “Eu de fato disse que o Lula não deve nada a justiça. Mas, como jornalista, não digo coisas da minha cabeça, mas em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal, que inclusive, são recentes. #DebateNaGlobo pic.twitter.com/9zs4LLmuxI
— CHOQUEI (@choquei) October 29, 2022
Lula: “Se fosse um negro ali no lugar do Roberto Jefferson, VOCÊ teria mandado matar”. #DebateNaGlobo
— CHOQUEI (@choquei) October 29, 2022
“NÃO QUERO FICAR PERTO DE VOCÊ NÃO” 🗣️ #DebateNaGlobo pic.twitter.com/yMBAFfJfAQ
— PEDRAO (@Itspedrito) October 29, 2022
Onde já se viu atacar o mediador do debate?
Bolsonaro, desesperado, atacando Bonner durante o debate #DebateNaGlobo— Ana Paula Renault (@anapaularenault) October 29, 2022
“Você dava 160 reais de bolsa família, Lula.” (Bolsonaro)
Ele só esquece de dizer que na época com isso já dava pra comprar muita coisa porque OS PREÇOS ERAM ESSES. #DebatenaGlobo pic.twitter.com/qEh836vN1V
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) October 29, 2022
Que nocaute! Lula deixou o Bozo na lona. E o Bonner ainda encerrou com chave de ouro.#DebateNaGlobo
— Sergio Marone (@SergioMarone) October 29, 2022
Lula JANTOU o Bolsonaro no caso da Jovem Pan.
Deixou claro: “PT pediu isonomia e direito de resposta, só”.
Bolsonaro ficou sem ter mais o que falar sobre o assunto.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) October 29, 2022
O Bolsonaro mentiu tanto que até o Bonner teve direito de resposta. #DebateNaGlobo pic.twitter.com/3cwWeMglYE
— Nazaré Amarga (@NazareAmarga) October 29, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].