O ex-presidente Lula foi alvo do JN após o “ainda bem” declarado pelo líder da esquerda sobre o coronavírus no dia em que o país registrou 1.179 mortes pela doença. Renata Vasconcellos foi a responsável pela matéria. A global recordou a fala polêmica do petista e destacou que a declaração veio à tona no pior dia da pandemia.
VEJA ESSA
“Quando foi anunciado que mais de mil brasileiros tinham morrido de covid-19 em 24 horas, o ex-presidente Lula causou espanto ao dizer que ‘ainda bem que a natureza criou o monstro chamado coronavírus'”, disse Renata. A Globo cortou para o trecho da entrevista do político para a revista Carta Capital.
Na volta, a jornalista leu o pedido de desculpas. Lula declarou que usou uma frase totalmente infeliz e pediu desculpas se algum dos 200 milhões de brasileiros ficou ofendido e “que sabe o sofrimento que a pandemia causa e a dor de não poder acompanhar a dor de não poder acompanhar o enterro de parentes”.
Na web, o público detonou a postura do JN contra o ex-Chefe do Executivo, acusou a Globo de perseguição e afirmou que desde que saiu da prisão, em novembro de 2019, Lula não foi mencionado pelo principal telejornal da emissora.
Mas, no último dia 18 de maio, o ex-presidente foi citado no jornal após a decisão do TRF-3, que rejeitou denúncia da Lava Jato contra ele. Antes, no dia 6 de maio, o canal carioca noticiou que o TRF-4 manteve a condenação do veterano.
Confira a repercussão na web:
O @JornalNacional NUNCA mostrou uma declaração de @LulaOficial sobre a pandemia, nem um tweet sequer, apesar de exibir exaustivamente opiniões de FHC. Hoje não apenas exibiram o vídeo da declaração infeliz de Lula como NÃO EXIBIRAM a sua retratação. O antipetismo é doença.
— jef (@jeferson) May 21, 2020
Lula não foi mencionado na nos jornais da Globo NENHUMA vez desde que saiu da prisão. Somente quando o mesmo solta uma frase infeliz, é que ele aparece no Jornal Nacional. A emissora não muda.
— Gabriel Alves (@eGabrielAlves) May 21, 2020
A apresentadora do @jornalnacional fez relação absurda “Após notícia de 1000 mortes, Lula deu declaração…”. Colocaram o vídeo da fala mal colocada de @LulaOficial. Mas, na hora de apresentar pedido de desculpa de Lula, com VÍDEO disponível na internet, LERAM uma ‘pequena nota’.
— Gustavo Afonso ?? ? ✊ (@gu_afonso) May 21, 2020
jornal nacional merendando lula e bolsonaro num só dia??? pic.twitter.com/zPCqLciWC7
— isadora with an s? (@lsador4) May 21, 2020
O Lula só entra na edição do Jornal Nacional quando tem algo negativo que se possa associar a sua imagem.
Isso ocorre há décadas.
Até quando o Brasil surfava na sua melhor época durante os seus govs, sempre tinha um MAS.“Brasil se torna a 6 economia mundo, MAS o Lula é feio”
— ??El loco de Humaita?? (@Ellocohumaita) May 21, 2020
Jornal Nacional @jornalnacional mostra novamente o vídeo do Lula com o erro, e na hora da retratação não mostra o vídeo e lê apenas uma nota. #LulaSeImporta
Depois a gente diz que a grande mídia está colhendo o que plantou na mão dos Bolsominions, o pessoal fala que é exagero!— Indiguirado ?? ?? ?? (@socrates_cinico) May 21, 2020
Essa @RedeGlobo precisa sair do Brasil junto com @jairbolsonaro.
Não é possível que mesmo depois do pedido de desculpas feito por @LulaOficial, @realwbonner ainda insista em diminuir a história de Lula no Brasil e no Mundo.
O @jornalnacional é um câncer que precisa acabar.— Ricardo.ꓘ®️? (@AtivistaDiMorro) May 21, 2020
Essa @RedeGlobo precisa sair do Brasil junto com @jairbolsonaro.
Não é possível que mesmo depois do pedido de desculpas feito por @LulaOficial, @realwbonner ainda insista em diminuir a história de Lula no Brasil e no Mundo.
O @jornalnacional é um câncer que precisa acabar.— Ricardo.ꓘ®️? (@AtivistaDiMorro) May 21, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].