Mais de 70% dos brasileiros consomem produtos de streaming, segundo pesquisa

As plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Globoplay e diversas outras tiveram um crescimento expressivo nos últimos anos, principalmente durante o isolamento social em decorrência da Covid-19.

Mais do que uma ferramenta para assistir filmes e séries online, o streaming se tornou um hobby e um hábito da população, assim como ler livros, sair com os amigos, ou qualquer outra atividade de lazer.

Imagem: Pexels

Hoje em dia, as pessoas substituem a frase “vou assistir um filme” por “vou assistir Netflix”, o que mostra a dimensão do lugar dos streamings na vida dos sujeitos e como eles transformaram a indústria do cinema.

Além disso, é possível analisar esse novo comportamento e a grande adesão da sociedade aos streamings pela ampla variedade de opções e as inúmeras possibilidades que essas plataformas oferecem, algo que é muito valorizado pelas novas gerações, assim como a praticidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, 71% dos brasileiros consomem produtos de streaming, com a Netflix e a Amazon Prime Video liderando as pesquisas entre os entrevistados.

Imagem: Pexels

O que são plataformas de streaming?

Serviços de streaming são ferramentas que possibilitam o acesso a filmes, músicas e demais transmissões de conteúdo de forma totalmente online, ou seja, sem ter que realizar download para isso.

Algumas plataformas como a Netflix, possibilitam o download para assistir a séries e filmes sem uma conexão com a internet, de modo off-line. A palavra streaming é derivada da palavra em inglês “stream” e significa uma informação que é transmitida em tempo real na internet.

Além disso, uma das grandes características do streaming é o fato de não ocupar dados do computador, ou seja, o usuário acessa e assiste a conteúdos online sem que esses conteúdos comprometam algum espaço no computador ou celular.

Ao contrário de alguns anos atrás, quando era necessário ir até locadoras e pagar o aluguel de um único filme ou série, com os sites institucionais das plataformas de streaming é possível acessar um catálogo extenso de filmes, séries, documentários e diversos conteúdos a qualquer momento.

Quais as vantagens do streaming?

Como vimos, as plataformas de streaming possuem diversas vantagens e fazem parte de um momento transformador na forma como as pessoas consomem conteúdos, sejam eles filmes, séries, música ou qualquer outro.

O streaming se tornou uma das atividades favoritas do dia a dia dos brasileiros, principalmente entre os millennials e a geração Z. 

A dinâmica das plataformas e a grande variedade de conteúdos disponíveis é uma das grandes vantagens do streaming, junto ao preço acessível e a possibilidade de assinaturas comunitárias.

Sendo assim, é possível acessar programações infantis, esportes, música, filmes, séries e documentários a qualquer momento do dia sem restrições de quantidade.

Assim, muitos brasileiros acabam adotando uma nova modalidade nas plataformas de streaming que foi denominada como “maratonar” determinada série ou saga cinematográfica, ou seja, assistir uma grande quantidade de episódios ou filmes sequencialmente.

Ainda de acordo com a pesquisa da Hibou, podemos ver a seguir as três maiores vantagens dos streamings, de acordo com os entrevistados. 

Imagem: Pexels

Grande variedade de filmes e séries

O catálogo de streamings como o Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay (que são os mais assinados de acordo com a pesquisa) oferecem milhares de opções de filmes, séries, documentários e demais conteúdos. 

Dentre toda essa quantidade de conteúdos disponíveis nas plataformas de streaming, há uma variedade de estilos que vão desde o romance, drama e comédia até tramas de terror, suspense e ação.

De acordo com a pesquisa 76% das 71% de pessoas que assinam alguma plataforma de streaming consideram a grande variedade de filmes e séries uma das coisas mais importantes dentro de uma plataforma de streaming.

Ou seja, a grande variedade é um fator decisivo para o sucesso das plataformas de streaming e amplia o interesse das pessoas por acessar esses canais. Assim como a variedade, a busca por novidades e lançamentos é também um fator importante para o interesse das pessoas.

Pelo menos 70% das pessoas que assinam alguma plataforma de streaming assistem filmes novos e lançamentos, o que mostra que a novidade é também um dos principais motivos de acesso a esses canais.

Muitas pessoas também são influenciadas pelas produções originais de cada plataforma de streaming. De acordo com a pesquisa, assim como filmes novos e lançamentos, as séries originais das plataformas representam 70% do que as pessoas mais assistem.

Preço acessível

Segundo 65% das pessoas que assinam plataformas de streaming, o preço acessível é mais um atrativo importante e relevante das plataformas.

Há alguns anos, quando não existiam plataformas de streaming e o acesso a filmes e séries era predominantemente por locação, o valor para assistir um único filme era quase o valor mensal de algumas plataformas, como a Amazon Prime Video, considerada uma das mais acessíveis do mercado.

Além disso, o preço acessível é também um diferencial importante que tem feito com que as pessoas abandonem a TV por assinatura e contratem outras plataformas de streaming, principalmente pelo on-demand que muitos streamings oferecem.  

Com uma possibilidade ampla de pacotes e opções de pagamento, assim como promoções habituais realizadas por essas plataformas, o custo benefício dos produtos de streaming é um grande fator influenciador.

Assinaturas comunitárias

Algumas assinaturas de produtos de streaming possuem a opção familiar, ou seja, assinaturas que podem ser compartilhadas e divididas com família e até mesmo amigos. 

Tudo isso, além de impactar no custo-benefício e tornar esses serviços ainda mais acessíveis, pode colaborar para momentos de descontração em família ou se tornar um hábito entre amigos.

Além disso, é muito comum pessoas que dividem assinaturas com namorado(a) ou marido(a), totalizando 35% das pessoas que assinam algum streaming, segundo a pesquisa.

Quais as desvantagens de alguns streamings?

Embora os produtos de streaming sejam um grande componente da sociedade contemporânea, seja no modo como as pessoas consomem conteúdo ou até mesmo como uma atividade habitual do dia a dia, existem algumas desvantagens que podem levar ao cancelamento da assinatura.

Pelo menos 52% das pessoas que já assinaram alguma plataforma de streaming também já cancelaram alguma assinatura, principalmente a Netflix (40%) e a Globoplay (24%). 

Dentre os principais motivos para o descontentamento e o cancelamento das assinaturas estão queixas quanto ao valor da assinatura e o custo-benefício.

Se esse é o seu caso, veja aqui como fazer o cancelamento da sua assinatura em diversas plataformas. 

Mas afinal, como o custo-benefício ocupa as vantagens e as desvantagens dos produtos de streaming? De acordo com a pesquisa, o custo-benefício e o valor acessível é um dos elementos mais importantes, de acordo com os usuários, dentro das plataformas de streaming.

Logo, se determinada plataforma não oferece os elementos fundamentais, como preço acessível, variedade de opções e muitos lançamentos, o uso da plataforma se torna desvantajoso para os usuários. 

Além disso, algumas plataformas possuem valores adicionais para canais premium, algo que é considerado por 74% dos usuários como algo que deveria estar incluso na assinatura mensal.

Conclusão

Essas foram algumas informações relevantes a respeito dos produtos de streaming, de acordo com uma pesquisa realizada com 1106 entrevistados no Brasil. 

Todas essas informações contemplam o grande sucesso das plataformas de streaming no Brasil e o crescimento expressivo de cada uma delas nos últimos anos.

As plataformas de streaming marcaram uma fase de muita vulnerabilidade com o isolamento social e as consequências da Covid-19, porém, são elementos que vieram para ficar e representam um novo modo de consumir conteúdos, com novas possibilidades e desdobramentos para o futuro.

Henrique Barbosa
Escrito por

Henrique Barbosa