Os principais programas da TV aberta têm voltado suas atenções para a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que aconteceu na semana passada. Mas o “Mais Você”, da Globo, recebeu várias críticas na internet por causa da sua cobertura, nesta quinta-feira (31).
- Veja Também: Cid Moreira revela doença e faz alerta importante
Enviado para o local da tragédia, Fabrício Battaglini foi criticado por internautas que o acusaram de não estar muito preparado com o conteúdo para preencher os mais de 30 minutos dedicados à cobertura.
Num dos momentos, o repórter entrou ao vivo direto de uma região onde moradores tentavam limpar terrenos atingidos pela lama, após o rompimento da barragem. No entanto, com a falta de fontes no local, o profissional passou boa parte do tempo falando com uma moradora chamada dona Augusta.
“O seu marido pediu para que a gente nem fosse conversar com ele, porque ele está traumatizado”, disse Fabrício, em determinado momento, no “Mais Você”.
Outro momento que chamou a atenção dos telespectadores foi quando vazou uma risada que, possivelmente, teria vindo do estúdio do matinal da Globo. O riso aconteceu depois de um comentário de Ana Maria Braga sobre dona Augusta, que voltou a ser entrevistada.
O repórter, que observava o marido da dona Augusta, tentou gritar uma pergunta para ele, que não quis responder. “Eu entendo a sua angústia, Fabrício. O homem angustiado com tudo o que tem visto. Continue o seu trabalho e a gente volta a se falar”, falou a apresentadora.
Nas redes sociais, os internautas se mostraram incomodados com a situação ao vivo no matinal da emissora carioca.
Confira a repercussão:
Essa matéria do #MaisVocê feita pelo repórter Fabricio battaglini com a senhora Augusta é o retrato do oportunismo jornalístico. Não há o que falar e ficam torcendo o pano pra ver se sai mais lama. Tudo pela merda da audiência. @RedeGlobo
— Marco Túlio Lima (@Lmarcotulio) 31 de janeiro de 2019
Para que tá feio essa cobertura de Brumadinho no #MaisVoce, não acrescentam nada, só uma encheção de linguiça
— Não sou e nem curto (@o_quinhos) 31 de janeiro de 2019
Reportagem mais sem nexo , não sabem o que perguntar #maisvoce
— marcio yamane (@MarcioYamane) 31 de janeiro de 2019
Fabricio pega o machado e ajuda-la depois da reportagem. #maisvoce
— Rainha da cocada Pretah!?♍ (@luahandras) 31 de janeiro de 2019
Não tá legal essa cobertura em Brumadinho! Fala sério todos sofrem pelo q aconteceu lá … Para pq tá feio ?? #MaisVoce
— Leonise (@Leozzinha91) 31 de janeiro de 2019
Tinha uma pessoa rindo…quem era?? #maisvoce
— Rainha da cocada Pretah!?♍ (@luahandras) 31 de janeiro de 2019
Mania da mídia aproveitar das desgraças dos outros só pra ganhar audiência #maisvoce
— marcio yamane (@MarcioYamane) 31 de janeiro de 2019
#maisvoce Entrevistar as pessoas, elas nao tem o que falar. Mais vc está apelando.
— Nardo lemes (@Naaba15) 31 de janeiro de 2019
essa coisa do #MaisVocê cobrir a tragédia de Brumadinho não tá legal… parece jornalismo amador…
— Anselmo (@anselmooans) 31 de janeiro de 2019
#maisvoce vai doar moves e telhas para a senhora? Ou só ficar mostrando mesmo?
— Rainha da cocada Pretah!?♍ (@luahandras) 31 de janeiro de 2019
Internautas se revoltam com comentário de Ana Maria Braga no “Mais Você”
Um comentário feito por Ana Maria Braga na edição do “Mais Você” exibida nesta terça-feira (22) acabou dando muito o que falar nas redes sociais.
Ao exibir fotos que os telespectadores enviaram para o programa, a apresentadora, que voltou das férias nesta segunda (21), acabou falando sobre o cabelo de um rapaz, o que acabou gerando controvérsias.
O quadro consistia em mostrar as transformações que as pessoas sofreram em um período de 20 anos. Ao exibir o antes e depois de um homem, a global, em um ato involuntário, elogiou o cabelo liso do moço, alegando que é muito bonito.
Após isso, Ana afirmou ao Louro José que ele, por ter cabelo enrolado, teria ficado com inveja do sujeito. O diálogo, claro, foi suficiente para que internautas logo sugerissem que a comunicadora estaria insinuando que apenas cabelo liso é bonito, o que configura racismo velado.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]