Marcos Mion explica a razão de não levar o filho autista a viagens de férias

Marcos Mion e Romeo
Marcos Mion explica a razão de não levar o filho autista a viagens de férias (Imagem: Reprodução / Instagram)

Marcos Mion é pai de três filhos: Stefano (12), Donatella (13) e Romeo (17). Muita gente já reparou que os mais novos acompanham os pais nas viagens de família; enquanto o primogênito, que é autista, “fica para trás”. O marido de Suzana Gullo explicou o porquê disso, num vídeo detalhado no Instagram.

publicidade

Logo de cara, o apresentador lembrou que, diferente dele, não teve uma grande figura pública para conscientizá-lo no início dessa caminhada; e esclareceu o motivo da decisão que já foi polêmica:

O Romeo é autista. Só essa informação já deveria ser suficiente para todo mundo entender que o funcionamento do Romeo é diferente, pra galera não julgar… São necessárias uma série de adaptações para ele se desenvolver, para ele se adaptar a nós neurotípicos, pra ele funcionar como a sociedade exige dele. Ele vive sobre um esforço e uma tensão constante pra se encaixar”.

publicidade

Veja Também

Apesar do que foi observado, Mion também pontuou que o herdeiro tem feito o seu máximo para conviver entre os diferentes:

O que vocês veem no Instagram é o que ele dominou com maestria. Hiper simpático, doce, dar um sorriso carinhoso, perguntar como vai, mostrar interesse no próximo, segurar a própria mão pra controlar a raiva quando bate, dançar uma música, cantar na frente das pessoas, fingir que não tem nada diferente nele em algumas situações, conseguir parar de falar no cinema, suportar um lugar barulhento ou cheio sem uma crise, iluminado ou qualquer coisa demais”.

Particularidades do autismo são citadas por Marcos Mion

O titular do Caldeirão frisou que viagens de férias causam pânico, estresse e crise de sentimentos, justamente por sair da rotina:

Não é uma coisa simples. É muito forte, é desesperador demais pra todos os envolvidos. Não é uma coisa que as pessoas estão acostumadas a ver. Acaba virando um trauma difícil de esquecer. Numa viagem, tem espaço, cama, comida, pessoas e línguas estranhas”.

publicidade

Marcos lembrou de uma situação em que acabou levando Romeo para Nova York, nos Estados Unidos, e uma dessas crises no caminho entre o restaurante e o hotel:

No caminho, passamos em uma livraria e a Doninha e o Tefo eram pequenininhos. Eles quiseram entrar, nada mais normal… ‘Vamos entrar rapidinho’. Não para o autismo do Romeo. Estava combinado que íamos para hotel e isso não aconteceu. Dois minutos depois, lá estava eu deitado no chão da livraria com ele no meu colo enquanto ele tinha uma crise horrível, devastadora… E as pessoas em volta julgando”.

Por isso, o famoso sempre pede uma porção de batata frita, antes de chegar ao local, para que Romeo consiga ficar menos ansioso num restaurante.

publicidade

Divisão da paternidade de forma justa

Daí, Marcos Mion separa as viagens entre o primogênito e os outros dois, para que nenhum fique deslocado ou triste:

Não daria só pra cancelar. Eu sou pai da Donatella e do Stefano também, tanto quanto o Romeo. Eu amo e cuido deles com proporções idênticas. Tenho orgulho de como meus filhos são compreensivos, pacientes e respeitadores com o Romeo. Eles não conhecem a vida com o autismo. A vida deles é adaptada com o Romeo”.

O global lembrou que, quando Stefano e Donatella eram menores, dava para fazer um programa que fosse comum ao trio. Hoje em dia não é prático, já que os adolescentes de 12 e 13 anos têm suas vontades individuais e portanto não podem ficar desprivilegiados.

publicidade

Voltando a falar de Romeo, o garoto na maioria das vezes parte para Miami ou Orlando, numa casa alugada por 20 dias, para ter essa tranquilidade, sensação de lar:

Eu vejo os comentários: ‘Sem o Romeo não tem graça’. Nem eu consigo ver a gente sem ele, sem ver a família completa, mas o que eu consigo menos ainda e vê-lo sofrer. Ele sofre muito em situações como essas. Por isso, a conscientização é muito importante. Do meu lado, morrendo de saudades, não é a coisa mais agradável ver esses comentários. A realidade, muitas vezes, é dura”.

Confira:

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Matheus Henrique MenezesMatheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.