Marieta Severo participou do Altas Horas, da Globo, no último final de semana, e revelou que houve um tempo em que ela decidiu parar de fazer TV. A atriz lembrou da época em que tomou a decisão, em plena Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
VEJA ESSA
“Era na época da Ditadura, essa época terrível que a gente espera que não volte nada semelhante, parecido. Existia uma censura, existia uma impossibilidade de Chico [Buarque] se apresentar na televisão e eu não achava que era justo eu me apresentar e ele sendo censurado“, iniciou ela, que, na época, era casada com Chico Buarque.
A famosa seguiu: “Foi por isso. Eu comecei na televisão. Eu fiquei uns 10 anos sem fazer televisão e o motivo foi esse. Não foi nenhuma opção profissional”.
Serginho Groisman, então, lembrou do AI-13: “Para o Brasil interior, e mais falando do teatro e das artes, houve uma censura muito grande. Que peça você encenava nessa época?”.
Marieta Severo recordou do nascimento de sua filha, Sílvia Buarque, durante o exílio do casal na Itália: “Eu tinha acabado de fazer [a peça de teatro] ‘Roda Viva’ no Rio de Janeiro. Aí foi para São Paulo, eu não pude ir e estava grávida”.”
“Nós saímos do Brasil em Janeiro de 69 para ficar 20 dias e voltar, mas aí Caetano Veloso foi preso, Gilberto Gil foi preso, e a gente recebia muito recado que se Chico voltasse, ele ia ser preso. Eu estava com barrigão, aí a gente falou ‘não vamos voltar’ e Silvinha nasceu na Itália por causa disso”, lembrou.
Ela ainda completou: “Ficamos 1 ano lá, mas por causa desse período tenebroso que alguns aí clamam de volta, mas eu, com a minha experiência, minha vivência de ter passado por esses períodos todos, eu digo que não tem nada pior. É insuportável você não ter liberdade, é insuportável viver sem democracia”.
Web vê indireta de Marieta Severo a Bolsonaro
A participação da atriz de Um Lugar ao Sol deu o que falar no Twitter. Muitos internautas, inclusive, falaram sobre uma possível indireta dela ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Marieta Severo mandando a real sobre o Governo Bolsonaro no #altashoras“, comentou um internauta. “Perfeita Marieta Severo dizendo do medo da ditadura militar e de ser insuportável não ter liberdade e democracia”, escreveu outro.
Um terceiro afirmou: “Marieta Severo simplesmente metendo um fora Bolsonaro em rede nacional, a mamacita é a MAIORAL”.
A grande Marieta Severo explicando no #AltasHoras que ficou 10 anos sem fazer TV durante a ditadura pois ñ achava justo atuar eqto seu então marido, Chico Buarque, era censurado. Ele e ela, grávida, saíram do ?? p/ o exílio na ?? em Jan/69. “É insuportável viver sem democracia” pic.twitter.com/tmFpdVPDzI
— Jeff Nascimento (@jnascim) December 26, 2021
“Q o ano q vai entrar seja o ano onde nós possamos lidar com coisas mais alegres, positivas. Sem esse discurso ruim, de violência, de arma, de ódio, de estímulo à briga entre nós. A gente ñ é assim, a gente ñ quer ser assim, e nós ñ seremos assim no ano q vem” — Marieta Severo ? pic.twitter.com/MwHz4vDs1I
— Jeff Nascimento (@jnascim) December 26, 2021
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]