O “Fantástico”, da Globo, exibiu uma reportagem neste domingo (21) que deu o que falar nas redes sociais. Na matéria, o repórter Giovani Grizotti mostrou o caminho que um telefone roubado percorre – na verdade, dois celulares do jornalista foram feitos de “isca” para ladrões.
Grizotti saiu pelas ruas de Porto Alegre e São Paulo com aparelhos – com um aplicativo espião instalado neles – visíveis em sua mochila. Após o roubo, Giovani foi atrás dos ladrões e das pessoas que estavam utilizando os smartphones.
Em dos casos, no sul do país, ele surpreendeu Nara Jaqueline – que estava na praça no dia do roubo do celular – em seu local de trabalho e falou sobre ela estar utilizando um telefone roubado.
“O que eu fiz?”, disse ela, surpresa. “Eu só quero fazer uma ligação aqui”, respondeu o repórter, que, então, ligou para o seu número. “A senhora pode pegar o seu telefone aí?”, pediu ele. A funcionária terceirizada pegou o telefone e viu a ligação dele.
“É tu? Como tu tem?”, questionou ela. “Esse telefone é meu”, afirmou Grizotti. “Ele foi roubado no Centro. A senhora estava junto e foi filmada”, explicou. “Moço, eu estou no meu lugar de trabalho. Eu não cometi nada“, disparou Nara, que tentou sair de perto do repórter.
A reportagem foi bastante comentada nas redes sociais e dividiu opiniões. “Tô vendo uma galerinha ficar puta da vida com o Fantástico pela excelente matéria sobre furto de celulares. Não tem como o Brasil dar certo com gente que romantiza a ilegalidade. Ser honesto neste país é um desafio hercúleo”, disse um internauta.
“As pessoas que estão defendendo ladrões de celular estão desrespeitando aquele coitado que trabalha e divide pagamento do aparelho em 12x”, disse outro. “Chocada com a matéria do Fantástico expondo os ladrões”, afirmou um terceiro.
Confira a repercussão:
Chocada com a materia do Fantastico expondo os ladroes pic.twitter.com/dzR2sx7Ubs
— PEDRAO (@Itspedrito) 22 de janeiro de 2018
Por mim podem fazer uma matéria dessas por semana, nunca vai perder a graça #Fantástico
— Ricardo S (@RickSouza) 22 de janeiro de 2018
expectativa: ai meu deus vão reformar a minha casa
realidade: a senhora foi pega numa matéria roubando celular #Fantastico pic.twitter.com/40OT3LeAei
— Jefferson Fernandes (@jeffersoonfs) 22 de janeiro de 2018
Acham que que estou exagerando? Tem uma galera dizendo que o Fantástico está destruindo a vida destes ladrões, afinal é só um CELULAR. Mundo invertido é aqui no Brasil.
— ROGÉRIO VILELA (@RogerioVilela) 22 de janeiro de 2018
Matéria sensacional do fantástico sobre roubo de celulares nas ruas. A cara da velha foi sensacional HAHAHAHAHAHAHA
— Hernane Brocador (@HernaneBrocad0r) 22 de janeiro de 2018
Ah veia aprendeu a mentir com o Lula AHAHAAHAAHAHAAHAAHAAHAHAHAHA. #Fantastico pic.twitter.com/PVHmS60iQY
— capeta (@srdeabo) 22 de janeiro de 2018
Saiba Mais:
Globo exibe reportagem de Carla Vilhena no “Fantástico” mesmo após pedido de demissão
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]