Mateus Solano faz escola e Sergio Marone critica Record por não receber dinheiro de reprise

Sergio Marone
Sergio Marone criticou postura da emissora por falta de pagamento (Imagem: Reprodução / Record)

Sergio Marone não segurou a língua e decidiu expor a verdade ao falar sobre o burburinho em torno da lei que regulamenta os direitos autorais no Brasil.

Seguindo a linha de Mateus Solano, o ator afirmou que também não recebe pelas tramas reprisadas na Record e que isso acontece apenas quando o projeto está na TV, mas não no streaming.

Eu e todos os atores [recebemos] proporcional ao salário que ganhávamos durante a produção. Justo, não? Dei meu sangue pelo Ramsés, talento, carisma.. Essa é a lei. Só que no streaming da Record, pela lei, eles não precisam pagar nada! Entende? A lei precisa ser atualizada“, justificou.

O ex-galã da Globo compartilhou em suas redes sociais uma manchete que mostra a queixa feita por Solano durante uma participação no Canal Viva recentemente, quando fez a cobrança.

Na ocasião, o famoso exigiu o pagamento de seus direitos pelas histórias reprisadas. Em resposta, o canal afirmou que todos os débitos são feitos de acordo com o contrato de cada profissional.

Marone, por sua vez, explicou que o justo seria que os artistas recebessem por toda e qualquer imagem sua vinculada pelos canais, até mesmo nos streamings que pertencem às emissoras.

Sergio Marone explica questionamento diante de direito autoral

No mundo todo, artistas ganham toda vez que uma obra de audiovisual é reexibida. O pessoal de Friends ganha até hoje! Ficaram milionários com o sucesso estrondoso da série no mundo inteiro. Merecido, já que contribuíram com talento, carisma e dedicação, para que a série se tornasse o sucesso que é. Justo, não? Direito de autor não é favor“, argumentou.

Segundo ele, no Brasil, as plataformas não pagam pelos direitos autorais aos atores porque a lei, que foi criada em 1998, não previa a chegada deste tipo de ferramenta, o que abriu precedente para que grandes empresas do mercado se organizassem para “tentar acabar” com os direitos nas plataformas.

Ao concluir, o galã explicou que os pagamentos feitos pela Globo e Record estão dentro da lei, mas a mesma está desatualizada e não garante remuneração para as novas tecnologias.

Confira:

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.