Mesmo com o aumento da audiência registrado desde o início da quarentena, em março, a TV paga no Brasil segue apresentando uma queda vertiginosa de assinantes.
VEJA ESSA
Segundo dados consolidados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) , divulgados pela coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, apenas no mês de março as operadoras registraram uma fuga de cerca de 90 mil dos seus clientes.
O motivo para a debandada do público seria a crise econômica que já se instaura devido ao novo coronavírus; mesmo após a pandemia, a previsão é de queda.
Fontes do setor ouvidas pela publicação apontam como motivos para tal o aumento do desemprego e a perda do poder aquisitivo, a popularização das plataformas de streaming e a melhor qualidade da TV digital nos canais abertos que chegam a cerca de 50% dos assinantes de TV por assinatura.
Além disso, cabe ressaltar que a concorrência com a internet e a pirataria também ajudam para reduzir o número de assinantes.
As operadoras de TV a cabo fecharam março com um número de 15,38 milhões de assinantes, segundo a Anatel. É praticamente líquido e certo que fechará 2020 abaixo dos 15 milhões de assinantes.
A TV paga tem sofrido com a queda dos seus assinantes desde 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando contava com cerca de 20 milhões de clientes, 25% a mais do que registra hoje.
A Claro Net foi a que mais perdeu a sua base: 7,6 milhões de assinantes; em março registrou 58,5 mil assinantes. A Sky, em contrapartida, perdeu 28 mil, somando 4,5 milhões. Já a Vivo registrou menos 11 mil dos seus também 4,5 milhões de assinantes. Na direção contrária, a Oi, apresentou um aumento de 8,2 mil no mesmo período, tendo 1,5 milhão de assinantes.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.