Mesmo sem Copa América, Globo reage à investigação do MP e defende o SBT

Globo
Edição do Jornal Nacional desta sexta-feira (11); emissora se posicionou sobre investigação do MPF (Imagem: Reprodução / Globo)

Nesta semana, antes da estreia da Copa América 2021, o SBT e a Disney (canais ESPN e Fox Sports), que possuem os direitos de transmissão, se tornaram objeto de ações do Ministério Público Federal. Deixando a rivalidade de lado, a Globo se posicionou no Jornal Nacional contra a investigação.

No principal telejornal da TV aberta, William Bonner leu uma nota divulgada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), nesta sexta-feira (11), sobre uma “preocupação” com a sugestão feita pelo MPF aos Estados.

“O Ministério Público Federal sugeriu aos procuradores da República nos Estados que vão sediar jogos [da Copa América] que apurem possíveis violações no combate à pandemia por organizadores, transmissoras e patrocinadoras do evento”, declarou o âncora, antes de ler um trecho do comunicado.

Bonner seguiu no Jornal Nacional: “A nota diz: ‘Qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras'”.

Na última quinta-feira (10), o SBT divulgou uma carta aberta, lida por Marcelo Torres e Márcia Dantas no SBT Brasil, e enviada para a imprensa explicando a postura do canal com relação à realização da Copa América no país.

Segundo a nota, por entender a importância do esporte na vida dos brasileiros, o canal de Silvio Santos “decidiu voltar a disputar os direitos de futebol” e destacou que “realizará a transmissão da Copa América” em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, “tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento”.

Foi uma clara referência à Globo, detentora dos direitos de transmissão das Eliminatórias da Copa, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›