Íris Abravanel
Íris Abravanel adota método similar às séries americanas na construção de capítulos (Imagem: Divulgação / SBT)

A autora Íris Abravanel está trabalhando na nova temporada, digamos assim, da novela do SBT, As Aventuras de Poliana, baseada na obra de Eleanor H. Porter, Pollyanna. A roteirista não abre mão do seu método de escrita, que se assemelha muito ao estilo dos produtores americanos.

Íris costuma se reunir com os seus colaboradores, discutir os tópicos dos capítulos, fazer a escaleta e distribuir aos seus colegas cada capítulo, passar pela primeira revisão, devolvendo os capítulos para os outros roteiristas e realizando a revisão final, entregando à equipe de produção.

Esse estilo é adotado em filmes e séries, principalmente produções americanas. Shonda Rhimes, criadora dos sucessos Grey’s Anatomy e Scandal, por exemplo, escreve poucos episódios das suas obras, que são exibidas na ABC, sendo responsável apenas pela revisão final do roteiro.

Vale ressaltar que, no Brasil, os autores costumam ter em média quatro colaboradores, onde o responsável pela novela faz a escaleta, divide as cenas entre os seus colaboradores, depois recebe todos os atos, monta o capítulo e realiza a revisão final. Há autor que, às vezes, usa colaboradores apenas para pedir opiniões, escrevendo quase toda a obra sozinho.

Abravanel iniciou sua carreira em 2008, escrevendo a trama Revelação. Nos últimos dez anos, a autora escreveu as novelas Vende-se um Véu de Noiva (2009), Corações Feridos (2012), Carrossel (2012), Chiquititas (2013) e Cúmplices de um Resgate (2015), além de ter produzido a série Patrulha Salvadora (2014) e supervisionado o texto de Carinha de Anjo (2016).

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

SIGA AGORA