Ministério Público de Milão pede extradição e prisão internacional de Robinho

Robinho

Robinho foi acusado de estuprar (Imagem: Divulgação / Santos FC)

O Ministério Público de Milão decidiu optar pela extradição de Robinho. De acordo com informações do jornal La Repubblica, o órgão enviou o pedido ao Ministério da Justiça, além de um mandado de prisão internacional.

Neste caso, o jogador, que foi condenado de forma definitiva a nove anos de prisão por violência sexual contra uma jovem de 23 anos em uma boate em Milão, pode ser preso caso decida deixar o Brasil para viajar por qualquer outro destino.

O caso aconteceu em janeiro de 2013 e resultou ainda na condenação do amigo do famoso, Ricardo Falco. Além da prisão, Robinho também vai precisar pagar uma indenização de 60 mil euros (cerca de R$ 372 mil na cotação atual).

Extradição de Robinho não é permitida pela Constituição

O país não deve proceder com o futuro pedido dos italianos, pois a Constituição não permite que cidadãos brasileiros sejam enviados para cumprir pena em outros países, mas com o mandado de prisão internacional aberto, o condenado (a) pode ser preso se viajar para outro país que tenha acordo com a Itália.

Hoje, cerca de 70 países são parceiros dos italianos nessa questão, como Argentina, Austrália, Canada, Estados Unidos, Reino Unido e a União Européia.

Violência sexual

A Corte de Cassação da Itália confirmou a condenação do jogador e de seu amigo, Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. A sentença final está marcada para 19 de fevereiro.

No julgamento, os dois foram acusados de ato de violência sexual, em que, pela lei da Itália, fala sobre forçar alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica”. A vítima disse que foi embriagada e abusada sexualmente por seis homens enquanto estava inconsciente.

Em dezembro de 2020, um áudio de uma conversa entre Robinho e Falco vazou. “Se os caras mandarem eu ir lá depor vai ser foda, vou falar o que pra minha nega? […] Vou lá depor pra quê? Oito cara rangaram a mina […]. Ó que fase que eu tô”, declarou o craque por telefone a um amigo, em transcrição anexada ao processo que foi obtida pela publicação.

Logo depois, ao relatar uma conversa com Falco, que estava sendo convocado a depor à polícia, Robinho sugeriu: “Cara, você quer um conselho? Não vai nem lá, volta pro Brasil, pelo menos tu não fica em cana (Risos)”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.