Ministério Público do Trabalho notifica SBT e Record por falta de negros

Maria Gal e a pequena Duda Pimenta, do elenco de “As Aventuras de Poliana” (Imagem: Divulgação / SBT)

O Grupo de Trabalho (GT) de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nesta quarta-feira (6) mais duas notificações recomendatórias – similar à enviada para a Globo, por conta da falta de representação da população negra em “Segundo Sol”. Desta vez, os ofícios foram dirigidos à Record e ao SBT, produtoras de “Apocalipse” e “As Aventuras de Poliana”, respectivamente.

O objetivo é valorizar a herança cultural e a participação dos negros na história do país e alterar estereótipos sobre o papel do negro na sociedade”, explica a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Valdirene Silva de Assis, que criou e também faz parte do GT de Raça.

Para Valdirene, “as emissoras exercem um importante papel na formação, na construção, na consolidação e na alteração desses estereótipos, por isso é muito relevante a participação ativa desses veículos na discussão sobre o racismo estrutural”. O GT de Raça se reúne desde o final do ano passado, tendo como um dos principais objetivos o estabelecimento de um diálogo com os canais abertos de televisão, para que seja observada a diversidade racial em toda a sua programação.

As notificações tiveram como base uma pesquisa publicada em um site de notícias que revela uma média de apenas 8% de atores negros nas novelas da Globo, da Record e do SBT. A recomendação “é para que as empresas ofereçam oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação”, esclarece Valdirene.

De acordo com o documento, Record e SBT terão 45 dias para apresentar ao órgão um cronograma de trabalho, de acordo com as determinações da notificação recomendatória – que incluem levantamento sobre a representação de pessoas negras no vídeo e nos bastidores, bem como ações externas e internas pela promoção da igualdade e conscientização sobre o racismo.

Saiba Mais:

Adriana Lessa assina com o SBT para fazer “A Garota da Moto”

Jornalista que protagonizou escândalo na Record deixa a emissora

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.