Ministério Público pede arquivamento de caso do feijão do pastor Valdemiro Santiago

Valdemiro
Valdemiro Santiago se envolveu em polêmica com feijão (Imagem: Reprodução / Igreja Mundial)

O Ministério Público de São Paulo tomou uma decisão a respeito do caso do “feijão mágico” oferecido pelo pastor Valdemiro Santiago contra a Covid-19, na TV, em maio de 2019.

De acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, após dois anos de investigação, o órgão pediu à Justiça que arquivasse o caso de forma definitiva.

Líder da Igreja Mundial e da TV Mundial, o pastor chegou a ser alvo de cancelamento na internet por conta do episódio. O MPF indicou que exigiria uma quantia de R$ 300 mil de indenização na ocasião.

Os promotores, no entanto, indicaram que o evangélico teria sido vítima de fake news, já que ficou comprovado que houve ‘edição fraudulenta’ no vídeo. Para os peritos, o objetivo da mudança no material original foi justamente para distorcer o que Valdemiro disse, de fato, quando citou ‘feijão mágico’, usando como figura de linguagem.

“Em relação ao segundo arquivo, que possui uma conotação jornalística, são apresentadas edições fraudulentas que teriam sido realizadas por terceiros, com o intuito de alterar o sentido da mensagem do arquivo 01 (vídeo original) antes de publicar o vídeo em sítios da internet”, revelou o relatório.

“Entretanto, este vídeo supostamente editado e publicado em certos sítios da rede, não foi enviado a este relator. Em nenhum momento, Valdemiro vendeu sementes de feijão como promessa de cura para a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Assim, sem elementos suficientes para a persecução penal, o Ministério Público promove o ARQUIVAMENTO (destaque do autor) do presente inquérito policial, com as ressalvas contidas no artigo 18 do Código de Processo Penal”, concluiu.

Valdemiro Santiago aluga espaço na extinta Loading e deixa a Rede Brasil

Há cerca de um ano, Valdemiro Santiago arrendou 11 horas da programação diária da Rede Brasil para a Igreja Mundial. O pastor desistiu da parceria e acertou um novo aluguel, desta vez com a extinta Loading.

O motivo da mudança? Os custos. Segundo o UOL, Valdemiro Santiago fez a escolha mais barata e comprou 22 horas diárias do novo canal, que por alguns meses foi dedicado ao público jovem.

Mesmo com a troca, a Igreja Mundial não perdeu o seu espaço na TV aberta, com aparições tanto no canal 32 quanto na TV Mundial, a última dedicada 24 horas por dia ao conteúdo da instituição religiosa.

No culto, Valdemiro Santiago detonou a greve: “Um time de futebol atrasa salários por seis meses e não acontece isso. Na igreja, se atrasar três, quatro, cinco dias, acontece isso. E xingam, e ofendem a nossa honra, e a da nossa família”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.