Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais no governo de Lula (PT), utilizou as redes sociais para comentar a respeito da situação envolvendo Faustão.
VEJA ESSA
No domingão (27), internautas criticaram a rapidez do transplante de coração do apresentador e alguns chegaram a questionar a “prioridade” dele na fila do SUS (Sistema Único de Saúde).
O famoso, cabe ressaltar, era o segundo na lista prioritária e recebeu um novo coração no final de semana. Padilha, que também é médico e já foi ministro da Saúde durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), abordou o tema.
Em vídeo, ele destacou: “É impressionante a repercussão que deu o transplante de coração do apresentador Faustão. Um momento como esse serve para a gente conhecer melhor o SNT [Sistema Nacional de Transplante]”.
“Mas infelizmente muita gente que é anti-SUS quer usar esse momento para espalhar fake news, o que é muito grave”, declarou ainda o ministro de Lula.
Alexandre Padilha também destacou que as fake news sobre o Sistema Nacional de Transplantes afeta todos os profissionais envolvidos nele.
“O Brasil tem o maior sistema nacional público de transplante do mundo. Quando fui ministro [da Saúde] em 2012, nós batemos o recorde de transplantes em todo o mundo. E temos um sistema que é organizado a partir de uma lista”, garantiu.
Ministro de Lula fala da situação de Faustão
Alexandre Padilha foi mais direto para falar do ex-apresentador da Band e comentou que “fila na saúde não é igual a padaria”.
Ele apontou que Fausto Silva não foi o único que fez transplante de coração e que, apenas na última semana, mais 11 pessoas fizeram.
Por fim, o ministro disse que o SUS não é perfeito e tem coisas para melhorar, mas que espalhar fake news “é um absurdo”.
🏥 Fake news sobre o SUS não é brincadeira, meu!
A polêmica sobre o transplante de coração do Faustão não cabe. Só em 2023, mais de 260 pessoas fizeram o procedimento pelo SUS no Brasil. Dessas, 72 conseguiram o órgão novo 🫀em um mês. pic.twitter.com/VxCeNIRh6F
— Alexandre Padilha (@padilhando) August 28, 2023
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]