MJ diz que “Jesus”, da Record, tem violência, sexo e não pode ser vista por menores de 14 anos

Dudu Azevedo responde pelo personagem-título de “Jesus”, folhetim da Record (Imagem: Divulgação / Record)

Não é só a Globo que vem enfrentando represálias judiciais por conta de suas novelas. O Ministério da Justiça reclassificou “Jesus”, da Record”, antes “não recomendada para menores de dez anos”. A trama agora é imprópria para menores de 14 anos por conter cenas de drogas, sexo e violência. Anteriormente, o MJ já havia reclassificado o folhetim bíblico, como inadequado para menores de 12 anos.

De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União, a Record “auto classificou” “Jesus” com o selo “10 anos”. O monitoramento do MJ, porém, constatou imagens de “pena de morte, morte intencional, violência gratuita”, com contrapontos “que não foram suficientes para atenuar o impacto imagético e contextual das tendências apresentadas”.

Em 29 de agosto, a novela passou a ser “não recomendada para menores de doze anos, pelos ajustes realizados pela emissora não terem sidos suficientes para sustentar” a classificação anterior. O monitoramento prosseguiu e a Record foi novamente notificada em 9 de novembro, o que causou o “reajuste”, de 12 para 14 anos, no último dia 19.

“Jesus” acompanha a história do filho de Deus, defendido por Dudu Azevedo, do nascimento até a crucificação. A novela, escrita por Paula Richard e dirigida por Edgard Miranda, conta com Adriana Garambone, Beth Goulart, Cláudia Mauro, Day Mesquita, Larissa Maciel, Marcos Winter, Mayana Moura, Michel Bercovitch, Nicola Siri, Petrônio Gontijo e Vanessa Gerbelli, dentre outros.

“Jesus” não faz milagre e perde para “Poliana” em 100% dos confrontos

Aposta da Record para reverter a queda de audiência causada pela problemática “Apocalipse”, “Jesus” não conseguiu fazer milagre. No ar desde 24 de julho, a novela segue em terceiro lugar; a concorrente “As Aventuras de Poliana”, do SBT, assegura a vice-liderança com 32% de vantagem sobre o folhetim bíblico.

Segundo levantamento obtido com exclusividade pelo RD1, dos 116 capítulos de “Jesus” exibidos até o último dia 11, terça-feira, nenhum conseguiu arrebatar o segundo lugar. A análise inclui os confrontos de sábado, quando as duas produções abrem espaço para o “resumo da semana”.

Além disso, a trama vem perdendo audiência mês a mês: em julho, cravou 11,3 pontos; em dezembro, acumula 9,2. Na média-geral, a novela garante, até dia 11 de dezembro, 9,4 pontos contra 12,4 de “As Aventuras de Poliana”.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.