Monark vai à polícia e alega ter “conhecimento superficial” sobre nazismo

Monark

Monark prestou depoimento à polícia (Imagem: Reprodução / Flow Podcast)

A polêmica recente envolvendo Monark ganhou um novo capítulo. Investigado por defender a existência de um partido nazista no Brasil, o influencer alegou em depoimento à Polícia Civil que “tem conhecimento superficial” sobre o nazismo.

No depoimento, prestado nesta quarta-feira (9), o famoso não citou, porém, que estava bêbado quando deu a declaração. Na época da confusão, esse foi o argumento usado por ele ao pedir desculpas pelas falas. A informação é do G1.

Monark e os responsáveis pelo Flow Podcast, canal de entrevistas na internet, cabe lembrar, são investigados por apologia do nazismo e discriminação contra judeus.

A publicação ressaltou que o depoimento ocorreu no 4º Distrito Policial (DP), na Consolação, porque o 78º DP, nos Jardins, que investiga o caso, está em reformas.

Monark é investigado criminalmente por suspeita de ter infringido o artigo 20 da lei 7.716, de janeiro de 1898. O texto da lei disse que une com “reclusão de uma a três anos e multa” quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”

Monark e a apologia ao nazismo

Em conversa com Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (Podemos), Monark surpreendeu e disse que “se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser”.

“Você vai matar quem é antijudeu? Ele não está sendo antivida, ele não gosta dos ideais [dos judeus]”, argumentou ele, que foi alertado por Tabata: “O judaísmo é uma identidade, uma religião, uma raça”.

Após a repercussão negativa, o youtuber culpou a bebida por sua declaração antissemita:

“Eu estava bêbado, fui insensível, errei na forma que eu me expressei e dá a entender que estou defendendo coisas abomináveis. Peço desculpas à comunidade judaica e convido os representantes dessa comunidade para virem conversar comigo e me explicarem sobre toda a história”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.