Bruno Aiub, conhecido como Monark, voltou a usar as redes sociais para falar sobre a polêmica em que se envolveu nesta semana. O youtuber foi demitido do Flow Podcast e relatou que vem sofrendo um “linchamento desumano” desde que defendeu a existência de um partido nazista reconhecido por lei no Brasil.
VEJA ESSA
Hoje (10), em seu Twitter, o famoso tentou explicar a ideia por trás do que defendeu: “Prefiro que o inimigo se revele do que fique nas sombras”.
“Eu posso ter errado na forma como eu me expressei, mas oque estão fazendo comigo é um linchamento desumano. Reitero que um nunca apoiei a ideologia nazista e que a considero repugnante. A ideia defendida é que eu prefiro que o inimigo se revele do que fique nas sombras”, escreveu o youtuber.
Esta não foi a primeira vez em que Monark falou no assunto. Na terça (8), ele pediu desculpas e justificou que estava bêbado quando deu a declaração.
Monark é alvo de inquérito do MP
O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito contra Bruno Aiub. O documento também colocou o Flow Podcast no processo. Na última segunda-feira (7), o apresentador defendeu a criação de um partido nazista.
Na ação, os promotores alegam que a conduta do apresentador e do programa serão investigadas para determinar se houve divulgação de pensamento antissemita e a possível existência de dano moral coletivo, difuso ou social.
Por meio da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, segundo o UOL, o Ministério Público pede que o YouTube retire do ar o vídeo citado e que encaminhe os comentários feitos durante a transmissão. Pelo menos 100 mil pessoas acompanharam a entrevista.
De acordo com o MP, o conteúdo nazista e antissemita “é inquestionável”. O documento é assinado pelos promotores Anna Trotta Yaryd e Reynaldo Mapelli Júnior, e do analista jurídico Lucas Martins Bergamini.
Eu posso ter errado na forma como eu me expressei, mas oque estão fazendo comigo é um linchamento desumano. Reitero que um nunca apoiei a ideologia nazista e que a considero repugnante. A ideia defendida é que eu prefiro que o inimigo se revele do que fique nas sombras.
— ♔ Monark (@monark) February 10, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]