Morre aos 95 anos José Santa Cruz, dono de personagens históricos da TV

Morreu no Rio de Janeiro o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos, nesta sexta-feira (26). Conhecido por dar vida a personagens memoráveis, o radialista e humorista também provocou emoções ao ser voz de papéis históricos no cinema.

José Santa Cruz
José Santa Cruz morre aos 95 anos; ator tem mais de 60 anos de carreira (Imagem: Divulgação / Globo)

Morreu no Rio de Janeiro o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos, nesta sexta-feira (26). Conhecido por dar vida a personagens memoráveis, o radialista e humorista também provocou emoções ao ser voz de papéis históricos no cinema.

José era portador da doença de Parkinson e estava hospitalizado com broncopneumonia. Ele deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, 3 filhos, 5 netos e 4 bisnetos.

Ivan, bisneto de José Santa Cruz, foi quem deu a notícia numa rede social. “Hoje eu recebi a noticia que o senhor não esta mais aqui Vô. Eu só espero que saiba da onde esta que o senhor foi a minha maior inspiração no mundo da dublagem e grande sabio que marcou muitos espero que descanse em paz vô”, escreveu.

Em 2015, na série Os Experientes, José comentou sobre a carreira. “Não há dificuldade nenhuma para mim em fazer algo que é sentido, seja o riso, seja o choro. É um sentimento humano, não vejo diferença entre fazer rir demais ou chorar demais”, expôs.

José Santa Cruz tem mais de 60 anos de carreira na TV

José Santa Cruz nasceu em Picuí, na Paraíba. Sua vida artística começou aos 18 anos, quando substituiu um amigo numa rádio. Estreou na televisão na inauguração da TV Clube, na década de 1960, e em 1963 foi para a TV Tupi.

Na mesma época, o artista começou a atuar como dublador, antes de chegar na Globo, em 1971. Na emissora da família Marinho, José fez parte de Alô, Brasil!, Aquele Abraço, e Zé das Mulheres, na década de 70; O Bem Amado e A Festa É Nossa, entr os destaques dos anos 80.

Entre 2002 e 2015, mostrou seu talento com personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no Zorra Total. Seu papel mais recente na Globo foi um padre em Espelho da Vida, novela exibida em 2019.

Com passagens no SBT, onde participou de quadros em A Praça É Nossa, José ficou conhecido por dar voz a Dino de A Família Dinossauro, Magneto de X-Men, Hagrid de Harry Potter, Danny DeVito e muitos outros.

A família marcou o velório para a tarde deste sábado (27), no Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, a partir das 13h.

Confira:

José Santa Cruz
(Imagem: Reprodução / Instagram)
O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].