Morre a cantora Vanusa, aos 73 anos

Vanusa
Vanusa faleceu neste domingo (8); cantora, que lutou por anos contra o Alzheimer, estava em casa de repouso em Santos, litoral de São Paulo (Imagem: Reprodução / Record)

Morreu na madrugada deste domingo (8), aos 73 anos, a cantora Vanusa. Nome por trás de hits com Manhãs de Setembro e Paralelas, Vanusa estava em uma clínica de repouso em Santos, litoral de São Paulo. Ela foi encontrada já sem vida por volta de 5h30, por um enfermeiro da instituição, conforme relatado pela família. Recentemente, a cantora passou por um longo período de internação, decorrente de problemas respiratórios e retenção de líquido.

Vanusa morava na casa de repouso há cerca de dois anos. “O enfermeiro percebeu por volta das 5h30 da manhã que ela estava sem batimentos cardíacos. Imediatamente chamaram a UPA que constatou insuficiência respiratória como a causa mortis”, adiantaram os familiares em nota ao UOL.

“Ontem [ela] teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada”, complementaram no comunicado.

A cantora deixa três filhos: Amanda e Aretha, da união com o músico Antônio Marcos, e Rafael, fruto do relacionamento com o diretor de TV Augusto César Vannucci. É o caçula quem está tratando os trâmites do velório e do enterro. Foi ele também quem respondeu pelo “contato” dela com o mundo externo nos últimos meses.

Vanusa despontou no cenário artístico aos 16 anos, como integrante do grupo Golden Lions. Estreou na TV nos anos 1960 através do humorístico Os Adoráveis Trapalhões, da Excelsior. Também integrou o time de convidados do icônico Jovem Guarda, na Record. Na década seguinte, popularizou-se com canções românticas, como Mudanças e Sonhos de um Palhaço. Foi também protagonista, ao lado de Ronnie Von, da novela Cinderela 77 (1977), da Tupi.

Foram 23 discos e mais de 3 milhões de cópias vendidas. Nos últimos anos, Vanusa passou a ser associada a memes, após errar a letra do Hino Nacional durante apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2009. Também confundiu as letras de Como Vai Você e Sonhos de um Palhaço, compostas por Antônio Marcos, num evento em Manaus.

Diagnosticada com Alzheimer, Vanusa acabou afastando-se da vida pública. Em setembro, foi encaminhada ao Hospital dos Servidores, em Santos; passou dias na UTI, tratando de problemas respiratórios e retenção de líquidos. As informações divulgadas na época apontavam para o agravamento do quadro de base e o estado físico debilitado.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›