Morre Cariê Lindenberg, presidente do Conselho de Administração da Rede Gazeta/Globo ES

Cariê Lindenberg
Morre Cariê Lindenberg, presidente do Conselho de Administração da Rede Gazeta (Imagem: Reprodução / A Gazeta – Bernardo Coutinho)

O empresário, músico e escritor Carlos Fernando Lindenberg Filho, o Cariê, morreu na madrugada desta terça-feira (06), em Vitória, aos 85 anos, por complicações de uma pneumonia.

Responsável pelo surgimento da maior rede de comunicação do Espírito Santo, Cariê foi o fundador da TV Gazeta e do site Gazeta Online, hoje A Gazeta. Além disso, ele presidia o Conselho Administrativo da Rede Gazeta.

Cariê deixa três filhos: Carlos Fernando (Café), Letícia e Beatriz; e cinco netos – Eduardo, Mariana, Carlos Fernando, Carolina e Antônio. Nos últimos anos, o profissional se dividia entre a leitura e a música em sua casa, na Ilha do Frade, em Vitória. Com a pandemia de Covid-19, permaneceu em isolamento social.

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou a morte de Cariê e decretou luto oficial de três dias. “Recebo com muita tristeza a morte de Cariê Lindenberg. Cariê comandou a Rede Gazeta por muitos anos com isenção e profissionalismo. Ajudou a projetar o nosso estado para o Brasil todo. Minha solidariedade aos amigos e, em especial, minha solidariedade à família de Cariê”, disse o governador capixaba.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também de posicionou sobre a morte do empresário. “O Espírito Santo começou essa terça-feira de maneira muito triste com a notícia do falecimento de Cariê Lindenberg. Fica o legado do escritor, do empresário e do músico. O legado da democracia, da ética, da retidão, da construção de um grupo sólido de comunicação com pilares muito fincados na democracia. Um homem a frente do seu tempo, que deixa uma história que vai marcar para sempre o estado”, comentou.

Uma história de sucesso

Ao longo de seus 85 anos, Cariê sempre foi defensor ferrenho do jornalismo e da liberdade de expressão. À frente da Rede Gazeta, entre os anos de 1965 e 2001, foi por sua atuação que o Grupo Globo se estabeleceu no Espírito Santo, tendo a TV Gazeta como afiliada em terras capixabas.

Com a expansão dos negócios, houve a criação de rádios, do site e das emissoras regionais sediadas em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina.

Celebrando os 90 anos da Rede Gazeta, em 2018, Cariê revelou sempre ter sido apaixonado pelo ambiente da redação. “Minha tarefa não era lá, mas meu cacoete era ficar lá. Se não inteiramente na Redação, com os caras que eram os editores, diretores, jornalistas. Eu tinha, graças a Deus, excelente trânsito. Porque também era econômico em pedir as coisas, eu nunca mandei. Sempre propus discutir alguma coisa que fosse boa”, relembrou.

Nas redes sociais, a TV Gazeta se manifestou sobre o fato. “Hoje é um dia de luto para nós da Rede Gazeta. Mas não só para nós. Perde o ES, perde o Brasil. Cariê Lindenberg, presidente do nosso Conselho de Administração, faleceu nesta madrugada deixando um legado de retidão, apreço pela verdade, honestidade e muito trabalho. Empresário, músico, escritor, entusiasta das artes… foram tantas funções e tantas contribuições para que nosso Estado fosse um lugar melhor, que não caberia em um post. Mas o que fica de mais forte, para nós, foi sua atenção genuína com o ser humano e sobre cada funcionário, a quem fazia questão de sempre chamar pelo nome e olhar nos olhos. Descanse em paz, Cariê”.

Nota oficial da Rede Gazeta

“Cariê é um alicerce da história da Rede Gazeta. Foi quem transformou um jornal impresso em uma rede de comunicação plural e conectada com o Espírito Santo. Seja na TV, nas rádios ou na internet, o jornalismo e o entretenimento produzidos pelos veículos da Rede Gazeta têm o DNA de Cariê Lindenberg.

A empresa se despede não apenas de seu presidente, mas de alguém que enraizou aqui o compromisso com a verdade, com a seriedade e com as milhões de pessoas que hoje constroem conosco novos capítulos da história”.

Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com passagens pela Record News ES e TV Gazeta (Globo/ES), é apaixonado por televisão e acompanha as coletivas de imprensa com matérias exclusivas em vídeos com os artistas para o RD1. Além disso, produz conteúdo multimídia com as principais informações dos famosos para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!
Veja mais ›