MP revela que Monark e responsáveis por podcast podem ser presos

Monark
Monark está no meio de investigação (Imagem: Reprodução / YouTube)

A polêmica envolvendo Bruno Aib, conhecido como Monark, que foi demitido do Flow Podcast nesta semana, continua ganhando novos capítulos. O apresentador e os responsáveis pelo canal podem pagar indenizações e até ser presos caso sejam condenados pela Justiça por apologia do nazismo e discriminação contra judeus.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A situação polêmica ocorreu durante o programa ao vivo realizado na última segunda-feira (7). A informação é do Ministério Público (MP) de São Paulo, que apura o caso envolvendo o influencer e o programa em duas esferas: a cível e a criminal.

Na esfera cível, a Promotoria de Direitos Humanos investiga se Monark e o Flow Podcast usaram a internet para divulgar a defesa do nazismo e discriminação por procedência nacional. O MP pedirá que eles paguem uma indenização, ainda a ser estipulada. Não caberia prisão nesse caso.

publicidade

Veja Também

Na esfera criminal, a Promotoria Criminal e a Polícia Civil vão apurar se Monark e o Flow Podcast usaram a web para defender o nazismo e discriminar judeus. Eles podem receber pena de até 5 anos de prisão ou pagar multa.

Monark faz apologia ao nazismo

Em conversa com Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (Podemos), Monark surpreendeu e disse que “se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser”.

“Você vai matar quem é antijudeu? Ele não está sendo antivida, ele não gosta dos ideais [dos judeus]”, argumentou ele, que foi alertado por Tabata: “O judaísmo é uma identidade, uma religião, uma raça”.

Após a repercussão negativa, o youtuber culpou a bebida por sua declaração antissemita:

publicidade

“Eu estava bêbado, fui insensível, errei na forma que eu me expressei e dá a entender que estou defendendo coisas abomináveis. Peço desculpas à comunidade judaica e convido os representantes dessa comunidade para virem conversar comigo e me explicarem sobre toda a história”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br