Mudanças na Globo mostram descompasso entre comercial e artístico

Globo

Eduardo e Marcos de Carvalho autores de Malhação – Eu Quero É Ser Feliz; Globo suspende novela por questões financeiras, sem se preocupar com o artístico (Imagem: Reprodução / YouTube)

É fato: a Globo está enxugando despesas. Após anos de gastos exorbitantes, e muitas vezes desnecessários, a emissora busca manter as contas no azul. Vem daí o fim de Malhação, decretado esta semana. Mas… os cortes comuns em qualquer empresa aqui ganham outra dimensão. Afinal, estamos falando da rede de TV líder de audiência no Brasil e de um dos maiores grupos de mídia do mundo.

A impressão para o público é de que a Globo aperta os cintos sem se importar com o figurino. Não há o mínimo de traquejo na tomada de resoluções que influenciam o mercado audiovisual e mexem com o imaginário do público. As decisões burocráticas atropelam a porção artística. Foi o que se viu com Malhação. Autores, diretores e equipe técnica foram mobilizados para dois projetos interrompidos abruptamente, Transformação e Eu Quero é Ser Feliz.

Esse descompasso já gerou outras situações, no mínimo, peculiares. Caso da tumultuada transição de Luciano Huck para os domingos. Por compromissos comerciais, leia-se dinheiro, o Show dos Famosos de Fausto Silva foi mantido no novo Domingão. O desânimo, porém, domina o quadro. Huck não se afina com o conteúdo, que perdeu o dinamismo das temporadas anteriores. Os anunciantes, diante das queixas do público, certamente estão frustrados.

O mesmo se dá agora com Malhação. Foram 25 anos de história, agora jogados no arquivo sem um desfecho digno. A última fase inédita, Toda Forma de Amar, foi encerrada com narração por conta da pandemia, cabe lembrar. É uma pena que a Globo não se permita, e não ofereça à audiência, uma última temporada… Dinheiro é tudo, imagem também. Cabe afinar as contas com a criação e o desenvolvimento.

Luiz Fábio Almeida
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Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]