O primeiro debate entre os candidatos à presidência no segundo turno das eleições ocorreu neste domingo (16), na Band. Em um dos momentos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de ataques de Lula (PT), que expôs situações envolvendo a pandemia, e decidiu “culpar” a Globo.
VEJA ESSA
O candidato que busca a reeleição decidiu atacar a grande adversária que tem na mídia para se defender das acusações de que foi negligente no início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Depois que o petista afirmou que o seu rival minimizou a pandemia, debochou de pessoas que estava doente e chamou a Covid de “gripezinha”, Bolsonaro surpreendeu.
Ele declarou que, em fevereiro de 2020, decretou o estado de emergência no Brasil. “A TV Globo, com todo o seu conglomerado, com o senhor Drauzio Varella, começaram a falar exatamente o contrário”, disparou o presidente.
O político ainda ressaltou que a emissora carioca ainda disse: “‘O Brasil tem clima quente, não tenham medo da covid’. E quem falou em gripezinha foi lá (na emissora)”.
Cabe ressaltar que, em uma live, o doutor Drauzio Varella reconheceu o diagnóstico equivocado do coronavírus no início de 2020, quando o Brasil ainda não tinha registrado casos da doença. Ele afirmou, inclusive, tem remorso de ter dito isso e até se recrimina pela atitude.
Lula vai para cima de Bolsonaro sobre a pandemia
No bloco inicial do debate, Lula decidiu usar temas envolvendo a pandemia de coronavírus para atacar Bolsonaro. O petista falou a respeito do atraso da vacina e o fato do político adversário ser favor de medicamentos sem eficácia comprovada.
Como resposta para a questão das vacinas, o candidato do PL declarou que a vacina não é para quem está contaminado, mas para quem ainda não foi infectado.
A declaração, porém, é desmentida por especialistas. Isso porque, quem teve covid-19 pode contrair a doença novamente, por isso, a vacinação é importante.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]